Cultura

Centro Cultural do Mindelo recebe feira do livro com descontos de até 50%

O Centro Cultural do Mindelo abriu as portas esta sexta-feira para mais uma feira do livro com descontos especiais que vão até 50%. O acto foi presidido pelo Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, que prometeu disponibilizar livros gratuitamente para às escolas e para os alunos que não puderem comprar. Esta feira está patente ao público até o dia 13 deste mês.

Numa curta intervenção, Abraão Vicente agradeceu os presentes e congratulou-se com a combinação feira-Mindelact, que vai permitir aproveitar os grandes fluxos de pessoas no CCM para promover o livro. “Mais uma vez temos a oportunidade em feira com descontos extraordinários, alguns de até 50%, de ter livros e títulos tanto de prosa literária, poesia, investigação e ensaios, um pouco para partilhar com o público do Mindelo aquilo que é vocação da Biblioteca Nacional de colocar os livros mais próximos. Esperemos que da interação entre o teatro e a literatura nasça aquilo que é a tônica deste mandato que é fazer da cultura uma extensão do ministério da Educação e fazer com que os alunos possam visitar.”

Neste sentido, o Ministro deixou um apelo aos professores e alunos para visitarem e adquirem os livros necessários, realçando que o próprio Ministério está disponível para oferecer às escolas e aos alunos gratuitamente para a sua educação. “Temos estado a fazer um esforço para reeditar clássicos da literatura CV. Temos aqui várias edições da CN e os alunos que não puderem comprar estamos disponíveis para fazer ofertas as escolas para que os livros estejam sempre presentes”, pontuou.

Isabel, António Tavares, Matilde Santos e Abraão Vicente

Do lado do Instituto da Biblioteca Nacional, a presidente agradeceu a presença da tutela, do director do CCM, da equipa do IBNCV, professores e alunos nesta feira, que vai acontecer em simultâneo com o festival de teatro. “A interação entre a literatura e o teatro é extraordinária, daí aproveitar este momento para trazer esta feira, com descontos extraordinários. Temos livros desde 100 escudos até 2.500 e mais de 2.700 títulos. Temos de aproveitar para agradecer a amabilidade do director do CCM em acolher mais esta iniciativa e dizer que é com enorme satisfação que nós estamos aqui neste momento tão especial para Mindelo, em que estamos a ligar o teatro a literatura, duas formas tão interessantes de arte – escrita e dramatização – duas linguagens extraordinárias”, referiu Matilde Santos.

Com poucas palavras, como aliás é do seu timbre, o director do CCM, António Tavares, deixou claro a disponibilidade do centro, como uma casa aberta para o mundo. Garantiu ser uma honra receber esta feira do livro e o Festival de Teatro Mindelact para mais uma troca de saberes. 

Esta feira do livro e realizada pelo MCIC, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo
Verde (IBNCV).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo