Pub.
Pub.
Cultura

CCM vestiu-se ontem de vermelho para um “diálogo” entre a cultura chinesa e a cabo-verdiana

A sexta edição da semana chinesa realizada pela Associação Amizade de Cabo Verde-China, Amicachi, terminou ontem no Mindelo com um “diálogo” entre a cultura oriental e a crioula. O  Centro Cultural do Mindelo foi palco de um espetáculo que mostrou ao público mindelense o resultado da parceria entre Cabo Verde e China no domínio cultural. Da dança, com a escola de Noelisa Santos e os Heaven Angeles, às artes marciais, o público, que encheu a sala do CCM, pôde apreciar produtos de formações decorridas em Cabo Verde e na China.

O vice-presidente da Amicachi, José Correia, fez um balanço positivo da semana cultural chinesa em Cabo Verde e enalteceu a boa adesão dos vários imigrantes chineses e dos nacionais, que, juntos, deram as boas-vindas ao ano do Porco. A apreciação dos artistas foi positiva, pelo que Correia promete mais parcerias entre as duas culturas, levando cabo-verdianos à China e trazendo formadores chineses a Cabo Verde.
Na sexta-feira decorreu um fórum na cidade da Praia e o vice-presidente da Amicachi assegura que a área económica-empresarial é uma das apostas que a associação quer cimentar. “Queremos saber do sector privado, das suas expectativas e as propostas para a promoção da cooperação económica empresarial. Há desafios, mas também há oportunidades“, sublinha José Correia. Por isso promete que a Amicachi irá promover mais intercâmbios no sector empresarial entre investidores dos dois países.

Publicidade

A cerimónia de ontem à noite no CCM serviu ainda para a apresentação do empresário chinês Paulo Pan como representante da Amicachi em São Vicente. Estiveram presentes ainda na comemoração do novo ano chinês a artista Diva Barros, que interpretou uma música do Carnaval, e ainda outras personalidades políticas e da cultura cabo-verdiana.

A China trouxe à cidade do Mindelo outros aspectos da sua vivência milenar como o chá e a sua importância no modo de vida da sua população. Como já se tornou hábito, o evento terminou com uma degustação da gastronomia dos dois países.

Publicidade

Sidneia Newton (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo