Pub.
Mundo

Álcool tóxico mata 99 pessoas na Índia 

Pub.

Noventa e nove pessoas morreram e dezenas foram hospitalizadas nos últimos três dias nos estados de Uttar Pradesh e Uttarakhand, norte da Índia, após ingerirem álcool adulterado. O balanço foi anunciado pelas autoridades esta segunda-feira.

A polícia suspeita que contrabandistas tenham misturado metanol à bebida “Moonshine”, uma espécie de licor barato, comum nas zonas rurais. Ingerido em quantidade, o metanol pode causar cegueira, danos no fígado e morte.

Publicidade

Em um distrito de Uttar Pradesh, 59 pessoas morreram depois de consumir álcool tóxico, disse à AFP Shailendra Kumar Sharma, porta-voz da polícia. Em um distrito vizinho, um policial disse que nove pessoas morreram.

Amostras do destilado já foram enviadas para um laboratório para testes e 66 supostos contrabandistas foram presos.

Publicidade

A polícia disse que pelo menos 31 pessoas morreram no estado vizinho de Uttarakhand e duas foram presas suspeitas de fornecer o licor. Relatos de jornais dizem que cerca de 3.000 pessoas ligadas ao comércio ilegal foram detidas em Uttar Pradesh depois da tragédia.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia devido ao consumo de álcool tóxico. Dos estimados cinco mil milhões de litros de álcool ingeridos anualmente na Índia, cerca de 40% são produzidos ilegalmente, segundo a International Spirits and Wine Association of India.

Publicidade

C/Globo 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo