Artista Ró d’Interart restaura busto de Baltasar Lopes e estátua “Amdjer d’Madeiral”, em S. Vicente
O busto do poeta e escritor Baltasar Lopes da Silva e a estátua “Amdjer d’Madeiral” estão a ser restaurados pelo artista plástico Ró d´Interart, na Cidade do Mindelo. O trabalho foi solicitado pela Câmara de S. Vicente e deve terminar nos primeiros dias da próxima semana.
Segundo Ró, fez a proposta de recuperação dessas obras faz algum tempo e gostaria de estender essa intervenção a outras espalhadas por Mindelo. Uma delas é a escultura Zorra, executada no mercado da Praça Estrela em 1998, que se encontra em avançado estado de degradação, na sua perspectiva. “Para mim, está é a obra que mais precisa ser restaurada. Neste caso, diria, que será uma reconstituição tal é o seu estado”, considera o artista, clarificando que os sacos de zorra foram pura e simplesmente quebrados. Tendo em conta que foram feitos de betão conclui que isso é prática de vandalismo. “Outro aspecto inadmissível é a transformação dessa obra em lixeira quando a Câmara tem um fiscal no mercado”, denuncia.
Ró refez os braços e pernas da estátua “Amdjer d’Madeiral” em betão, respeitando a originalidade dessa peça que leva a sua assinatura e a do colega Nild. No tocante ao busto de Baltasar Lopes, obra feita pelo artista Domingos Luísa em 1998, o trabalho consiste na utilização do mesmo material, ou seja, gesso e marmorite. Mas, na opinião de Ró, a CMSV deveria fundir o busto em bronze para garantir a sua durabilidade. Enfatiza que essa foi a opção tomada em relação ao busto do compositor BLeza, instalado na Avenida de Holanda, em Monte Sossego. Salienta que a obra estava a ser vandalizada e a ex-Presidente Isaura Gomes tomou essa medida.
Entretanto, Ró já restaurou a tartaruga marinha colocada em 2019 na praia da Lajinha e renovou a pintura desta arte da sua autoria feita em betão.