Cultura

Adriana Carvalho apresenta no Mindelo livros sobre o panorama do ensino superior em Cabo Verde

O auditório da Faculdade de Educação e Desporto, antigo IUE, será palco  amanhã do lançamento dos Livros  “Ensino Superior em Cabo Verde: o contributo da Fundação Calouste Gulbenkian” e “O Ensino Superior em Cabo Verde: génese e desenvolvimento”. Esta é a primeira apresentação em São Vicente duas obras da autoria de Maria Adriana Sousa Carvalho e o encontro resulta da sinergia entre o Ministério de Educação, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Cabo Verde.

Os livros, que abrangem o panorama do ensino superior em Cabo Verde, contam com a apresentação dos docentes da Uni-cv Rosa Santiago e Paulino Fortes. Estarão ainda presentes António Varela, vice-Reitor para integração tecnológica e inovação, que fará a abertura, e a Ministra da Educação Maritza Rosabal, que presidirá o evento.

O livro “Ensino Superior Em Cabo Verde – O Contributo da Fundação Calouste Gulbenkian”, lançado na cidade da Praia em Novembro passado, retrata o contributo que a Fundação Calouste Gulbenkian teve na formação de muitos quadros em Cabo Verde, no período entre os anos 1963 e 2016. Este conta com a edição desta fundação, que é enaltecida no livro. Já o segundo livro – O Ensino Superior em Cabo Verde: génese e desenvolvimento – é uma edição da Universidade de Cabo Verde. Depois de apresentado na cidade da Praia ontem, agora é a vez de São Vicente.

A aurora Maria Adriana Sousa Carvalho é professora jubilada da Uni-CV, licenciada em História, mestre e doutora em Ciências da Educação na área de especialização de História da Educação. Desempenhou vários cargos em Cabo Verde, incluindo o de vice-reitora da Universidade de Cabo Verde. É ainda autora de estudos e artigos sobre a educação na contemporaneidade e a historiografia da educação em Cabo Verde, comendadora da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) e foi também condecorada com a 1.ª Classe da Medalha da Ordem do Vulcão (Cabo Verde).

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo