Cultura
Tendência

Adê lança single “Fazê gat” em parceria com Jenifer Solidade

Uma vivência da Ilha do Maio e de solidariedade humana interpretada num batuku  

O músico maiense Adê Costa acaba de lançar o segundo single do seu novo projeto, com a parceria da cantora mindelense Jenifer Solidade. “Fazê Gat”, que é de autoria própria, traz uma roupagem moderna do estilo tradicional cabo-verdiano batuku e conta ainda com a participação do músico brasileiro Mestrinho, considerado um dos grandes sanfoneiros da atualidade.

“Fazê gat”, conforme nota enviada a este jornal, retrata uma vivência muito comum na Ilha do Maio. “A expressão em kriolu local consiste no ato de ajudar os pescadores, arrastando o barco de pesca do mar para a areia, limpando os peixes e ajudando também na manutenção dos barcos. Muitos homens de família garantem a alimentação do lar através dessa tarefa, pois, como recompensa, eles levam peixes para casa”, afirma Adê. 

A canção faz parte do novo álbum do artista, intitulado “Hello Cabo Verde”, que terá dez faixas que traduzem a música tradicional cabo-verdiana reinterpretada com um estilo contemporâneo, com forte presença da música afro-brasileira e da África continental. Adê espera fazer o lançamento completo do álbum ainda no primeiro semestre deste ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo