A Fundação Tui Care, sediada em Berlin, lançou um programa de ajuda a Cabo Verde no quadro de uma iniciativa mais alargada denominada “100 Mãos Ajudantes”, que vai ajudar 100 organizações locais de ajuda a nível mundial a atenuar as consequências da Covid-19 nos respectivos países.
Em comunicado, a fundação informa que as organizações da sociedade civil podem candidatar-se online para participar desta iniciativa. Esta explica que, a crise de coronavirus apresenta ao mundo desafios sem precedentes, em especial para o turismo e para as pessoas cuja subsistência depende do sector das viagens. Foi por isso que decidiu lançar este programa de ajuda às pessoas em destinos de ferias na actual emergência.
“100 Mão Ajudantes apoiará medidas directas em função das necessidades locais, desde a formação em higiene, escolarização em casa e cuidados infantis até à distribuição de pacotes de emergência com alimentos, artigos de higiene ou máscaras para famílias socialmente desfavorecidas. A fundação fornecerá 500 mil euros para a iniciativa”, lê-se no comunicado.
Podem candidatar as organizações locais que fornecem ajuda de emergência em regiões de férias, esclarece a Fundação Tui Care, realçando que pretende apresentar outras iniciativas, a par da iniciativa ‘100 Mãos Ajudantes”, durante o verão. Esta argumenta que as restrições de viagens estão a afectar as pessoas cuja subsistência depende do turismo.
Alega que, na maioria dos países, a ajuda estatal e os sistemas de apoio não conseguem acompanhar os desafios e não amortecem suficientemente as dificuldades sociais. E, em muitos casos, as oportunidades de apoio da comunidade empresarial são também limitadas, pelo que, mais do que nunca, o reforço do compromisso social é crucial.
Neste cenário, diz, as Ongs locais e internacionais têm um papel importante a desempenhar por estarem próximas da população, conhecem as suas necessidades e sabem como esta pode ser apoiadas de forma mais eficaz.
A Fundação Tui Care termina o comunicado dizendo que este programa foi possível graças ao apoio dos convidados da Tui e funcionários em todo o mundo. Informa ainda que as doações podem ser feitas online, sendo que os recursos recolhidos vão na totalidade para a iniciativa de ajuda Corona.