Pub.
COVID-19Escolha do Editor

Covid-19: Taxa de vacinação completa em Cabo Verde está nos 38%

Pub.

A taxa de vacinação com as duas doses de vacinas em Cabo Verde está neste momento nos 38%, informou o Director Nacional da Saúde, que diz acreditar que, até final de outubro, 70% da população adulta estimada estará vacinada. Já em relação a primeira dose, ainda este mês, Jorge Barreto diz que poderá chegar aos 79% do previsto no Plano Nacional de Vacinação.

Estas informações são ainda mais relevantes devido ao aumento do número de óbitos este mês em comparação com o anterior. “Tivemos 15 óbitos em agosto e, até agora em setembro, 18, sendo que 12 destes não estavam vacinados. Na semana de 13 a 19 deste mês, tivemos 9 óbitos, a maioria pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Destes, 5 não estavam vacinados, 2 tinham pelo menos uma dose e 2 estavam completamente vacinados”, explica o DNS, esclarecendo que as duas pessoas que faleceram e que tinham a vacinação completa eram idosas e tinham outras complicações. Por outro lado, a média de idade destas vítimas fatais da Covid-19 na última semana era de 81 anos.

Publicidade

“Isto mostra que ainda temos uma predominância de óbitos em pessoas idosas. Por isso, recomendamos fortemente que as pessoas com 60 ou mais anos que ainda não foram vacinadas que procurem a vacina para que possam estar melhor protegidas. O mesmo com as pessoas com doenças crónicas, nomeadamente a hipertensão arterial, as diabetes e outras”, aconselha Jorge Noel Barreto, numa altura em 15 concelhos do país já ultrapassaram a meta dos 70% da população adulta estimada vacinada com pelo menos uma primeira dose e três – Paul, Tarrafal de São Nicolau e Ribeira Grande de Santo Antão – atingiram os 100% da população prevista completamente imunizada.

“Infelizmente ainda temos sete concelhos com uma taxa de cobertura com a 1ª dose inferior a 70%: Santa Cruz com 64,5%; Mosteiros 63,2%; São Miguel 54,5%; Boa Vista 53,7%, São Salvador do Mundo 53,2%; Tarrafal de Santiago 50,3% e Santa Catarina ST 49,6%”, refere este responsável nacional pela Saúde Pública, que aproveita para lembrar que as autoridades sanitárias estão a trabalhar com a projecção demográfica do Censo 2010.

Publicidade

A nível nacional, afirma, a taxa de vacinação completa é de 38%. Mas a expectativa é de que até finais de outubro possam chegar aos 70%. Em relação a 1ª dose, até final de setembro, espera abarcar 79% da população adulta estimada. Para isso, adverte, é preciso que as pessoas adiram a campanha. “Por grupos prioritários, temos 4935 profissionais de saúde vacinados com uma primeira dose e 4600 completos; 42 mil pessoas com 60 ou mais anos já receberam pelo menos uma dose, número de corresponde a 84,2% do estimado; 52% dos doentes crónicos, 87,3% dos policias, 54% dos militares, 92% dos bombeiros e Protecção Civil e 65,6% dos professores e pessoal ao serviço.”

Com isso, a taxa de cobertura vacinal no país com a primeira dose ascende a 75,5%. Mas é no seio dos jovens, ou seja, das pessoas com 18 a 39 anos, que os números são mais expressivos: 104.452, que corresponde a 48,2%. Ainda assim Barreto avisa que, mesmo vacinados, há ainda a possibilidade das pessoas serem infectadas por Sar-Cov2, pelo que é importante manter as medidas de prevenção, como uso de máscaras e evitar os ajuntamentos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo