Mais dois casos positivos de infecção pelo novo coronavírus foram notificados na Escola Secundaria Jorge Barbosa. São alunos do 8º ano de escolaridade e estudam naquele estabelecimento de ensino no período da tarde. Na sequência, dizem as nossas fontes, vários alunos estão em quarentena. Entretanto, o aluno do 7º, diagnosticado recentemente, já teve alta.
Estes dois casos positivos fazem parte dos 5 notificados ontem em S. Vicente. Desta vez, segundo informações apuradas pelo Mindelinsite, foi a própria direcção da ES Jorge Barbosa a informar os docentes dos casos, por email. Isto como forma de evitar o mal-estar, resultado do facto de, no primeiro caso, os professores terem ficado a saber através da imprensa.
No email que este diário digital teve acesso, a direcção da escola JB explica que, na sequência do PCR positivo de Covid-19 ao aluno do 7º, cabe-lhe informar que este já teve alta, mas continua em quarentena e aguarda um novo teste. Neste contexto, prossegue, a Delegacia de Saúde informou a escola que, dos testes de despiste realizados aos contactos directos do estudante, foi identificado um outro colega com teste positivo, mas de uma outra turma.
“Também a DS nos informou que temos mais um caso de uma aluna do 8ºano que também acusou positivo no teste de despiste”, lê-se no email, que revela ainda que os contactos da aluna deverão ficar em quarentena para realização de exame laboratorial. “Neste momento, encontram-se em casa alguns alunos em quarentena por serem contactos de pessoas que testaram positivo.”
Esta situação, assegura a responsável, está sendo seguida pela direcção da escola e pela Delegacia de Saúde que, contrariando as recomendações, diz que, por enquanto, não vê necessidade de suspensão temporária da turma da aluna em causa, como medida preventiva. A direcção do liceu informa, por outro lado, que o estabelecimento de ensino recebeu a visita de funcionários da Delegacia de Saúde para efectuar uma avaliação com efeito de Certificação da Segurança Sanitária e que estes deixaram recomendações a serem aplicadas.
Apesar destes cuidados, os professores não se mostram satisfeitos. Em conversa com Mindelinsite, alguns docentes saúdam a mudança de atitude da escola que, desta vez, decidiu informar-lhes directamente dos novos casos positivos, mas lembra que já são três resultados positivos pelo que urge medidas concretas para conter a propagação do vírus.
Este jornal tentou ouvir as explicações directamente do Delegado de Saúde, a nossa reportagem deslocou-se a Delegacia de Saude, mas foi impossível falar com Elisio Silva, alegadamente por este estar “muito ocupado”.