A comunidade chinesa residente em S. Vicente foi ontem vacinada contra a Covid-19. Segundo o empresário Paulo Pan, cerca de 150 membros receberam a primeira dose da vacina Sinopharm e vão tomar a segunda daqui a 28 dias. “Alguns membros ficaram para serem vacinados mais tarde devido ao facto de estarem a tomar outros medicamentos e terem pressão alta no momento”, informa Pan.
A iniciativa, segundo esta fonte, partiu da Associação dos Empresários Chineses em Cabo Verde, que abordou a Delegacia de Saúde de S. Vicente para o efeito. Foi solicitada uma lista das pessoas a serem vacinadas e o acto concretizado ontem numa escola. Para Paulo Pan, a imunização dos chineses que trabalham nas lojas vai criar um clima de maior confiança e ajudar no funcionamento normal dos espaços comerciais.
O responsável da referida associação mostra-se por isso grato pelo esforço dispendido pela Delegacia de Saúde de S. Vicente, pela “calorosa recepção” dos técnicos de saúde e ao governo cabo-verdiano pelo combate contra a pandemia.
O próximo passo será a vacinação da comunidade chinesa residente nas ilhas de Santo Antão e de S. Nicolau.
No passado mês de maio, a vacina do laboratório chinês Sinopharm foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde para uso emergencial contra o coronavírus Sars-CoV-2. Dessa forma, a fórmula poderá ser incorporada ao programa internacional Covax Facility.