Pub.
COVID-19
Tendência

Banco Mundial disponibiliza mais 10 milhões de dólares para ajudar CV a vacinar 130 mil pessoas

Pub.

Este financiamento ajudará o governo a atingir a sua meta nacional de vacinação de 70% da população até Dezembro de 2021, através do apoio à aquisição e distribuição de doses adicionais de vacinas Covid-19 para cerca de 130.000 pessoas.

O Banco Mundial aprovou um financiamento adicional de 10 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) para permitir acesso seguro, acessível e equitativo às vacinas Covid-19 e assegurar a vacinação eficaz em Cabo Verde. Enquadrado no projecto de resposta de emergência Covid-19 de Cabo Verde, este novo apoio, conforme o BM, ajudará o governo a atingir a sua meta de vacinação de 70% da população até Dezembro de 2021. Pelas contas do referido banco, esse financiamento vai possibilitar a compra e distribuição de doses adicionais de vacinas para cerca de 130.000 pessoas. 

Publicidade

Com este financiamento adicional, o apoio fornecido pelo referido projecto ascende a um total de 20,94 milhões de US dólares. “Este apoio fornecerá financiamento adicional para adquirir e distribuir vacinas contra COVID-19, de forma a contribuir para alcançar a meta do Governo de vacinar 100% da população adulta, e a reforçar as capacidades relevantes do sistema de saúde para implementar uma vacinação bem sucedida”, considera Edson Correia Araújo, Líder da Equipa de Intervenção do Banco Mundial. 

A vacinação contra a COVID-19 em Cabo Verde começou a 19 de Março de 2021, dando prioridade às pessoas com 60 anos de idade ou mais e aos trabalhadores essenciais, e em Junho foi alargada a todos os adultos com mais de 18 anos de idade. A 1 de Julho, 22% da população adulta tinha recebido pelo menos uma dose da vacina. 

Publicidade

Segundo Eneida Fernandes, representante residente do BM, Cabo Verde foi o primeiro país africano a beneficiar de um apoio do Banco Mundial para a distribuição de vacinas contra a Covid. “Apesar do forte empenho do Governo, a disponibilidade de vacinas tem sido um enorme constrangimento. A vacinação em Cabo Verde é crucial para a retoma do turismo e, consequentemente, para a recuperação económica do país, gravemente afectado pela pandemia com uma contracção do PIB de 14,8% em 2020“, salienta

O Banco Mundial, diz a nota, tem estado a tomar medidas amplas e eficazes para ajudar os países em desenvolvimento a responder aos efeitos sanitários, sociais e económicos da Covis-19. Estas medidas incluem um envelope de 12 mil milhões de dólares para ajudar a comprar e distribuir vacinas, testes e tratamentos, bem como para reforçar os sistemas de imunização. 

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo