A criatividade dos grupos espontâneos será de novo distinguida no Carnaval d’ Soncent com o “Prémio Kakoy”. Em nota remetida à imprensa, o CNAD comunica que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas volta a apostar na atribuição do prémio que visa reconhecer e valorizar esse elemento diferenciador do Entrudo mindelense, sobretudo pela capacidade criativa e originalidade dos foliões. Como o Centro Nacional de Artesanato e Design reconhece, no dia do Carnaval grupos se metaforseiam e criam objectos/peças dignos de admiração.
Deste modo, no dia 21 serão avaliados os brincalhões individuais e grupos com 3 a 10 elementos no percurso do Carnaval que se destacam pela criatividade, originalidade, presença, mensagem e reação do público. Ficam excluídos do concurso os grupos inscritos na Câmara de S. Vicente com o propósito de animarem o Carnaval.
Este ano, com a passagem do desfile dos grupos oficiais para a noite, a Rua de Lisboa vai estar mais disponível para receber esses foliões. A entrada está prevista para as 16 horas e a última passagem pelas 17 horas e 30 minutos para que o sambódromo fique livre a tempo de permitir a entrada em cena do grupo Vindos do Oriente, que fará uma homenagem à malograda presidente Lily Freitas, falecida no ano passado.
Como informa o CNAD, a entrega dos prémios Kakoy, uma figura que se destacou no Carnaval mindelense por se trajar quase sempre de índio apache – juntamente com o conhecido pintor Armando Pinheiro e Artur Box – será feita no dia 22, na Rua de Lisboa, pelas 15 horas e 30 minutos. Os vencedores receberão uma estatueta concebida pelo artista plástico Bento Oliveira e um valor monetário.
O prémio foi lançado em 2016 e, conforme a nota de imprensa, resulta de uma parceria entre a Câmara de S. Vicente e a Ligoc – liga dos grupos carnavalescos de S. Vicente.