O grupo Flores do Mindelo promete apresentar um desfile como nunca visto na sua história no Carnaval de 2024, inspirado nos jogos do baralho. O grupo aposta no enredo “O baralho – os jogos são só do baralho? Vamos jogar com alegria e fair-play”, sob proposta de Nelson Soares Monteiro, vice-presidente do grémio, que há muito tempo tinha essa ideia em mente.
“Sou amante do desporto, nomeadamente dos jogos de futebol e de cartas. Há vários tipos de baralhos (astrológico, cigano, etc.) e serão representados em três andores. Vamos fazer uma junção dos tipos de baralho e aproveitar para homenagear o nosso falecido dirigente e ex-árbitro Djim Bomber”, revela Nelson Soares, lembrando que o jogo de cartas é muito praticado em S. Vicente.
Abrindo um pouco o naipe, informa que Flores do Mindelo vai sair com três andores, o primeiro com uma grande imagem do Joker, uma das figuras mais fortes do baralho, uma cartomante e os símbolos do horóscopo e um terceiro carro alegórico em homenagem a Djim Bomber.
A expectativa de Ana Soares, presidente do Flores do Mindelo, é que o grupo consiga este ano mais patrocínios para poder concretizar o seu ambicioso projecto. Confirma que a meta é obter uma excelente pontuação, levar um desfile com andores aprimorados e muitos foliões.
O grupo perdeu o Mestre-sala Ské Évora, vencedor do concurso 2023 que foi contratado por Estrela do Mar, e Mila Diogo, experiente rainha de bateria. Além disso, algumas passistas preferiram desfilar em 2024 por outros grémios. Questionada sobre o impacto que essas saídas estão a ter no projecto de Flores do Mindelo, Ana Soares assume que constituíram inicialmente uma perda, mas que foi logo resolvida com a escolha de novas figuras.
Uma delas é Leidy Silveira, ex-passista do Cruzeiros do Norte que foi convidada para ser a rainha da bateria Os Florianos. A apresentação desta dançarina constituiu ontem à noite um dos momentos altos no Mansa Floating, espaço escolhido pelo grupo para revelar o seu enredo e as figuras de destaque.
Leidy confessa ter ficado incrédula quando recebeu o convite para ser a rainha de bateria de Flores do Mindelo. Isto porque há algum tempo que essa passista acalenta o sonho de desfilar à frente da batucada no Carnaval d’Soncent. “Quando recebi o convite fiquei sem palavras. Para mim isto é algo incrível. Prometo dar o meu máximo para honrar este compromisso”, diz essa esteticista de profissão, que quer aproveitar 2024 para iniciar a sua carreira como rainha de bateria.
Flores do Mindelo volta a apostar em Ineida Fortes para Porta-bandeira, que terá como Mestre-Sala o jovem Rivan Fortes. O grupo apresentou ainda as novas passistas e a música oficial, uma composição do músico Gai.