V congresso internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos acontece em S. Vicente sob o lema “Aumentar o acesso à saúde”
O quinto congresso internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos terá S. Vicente como ilha anfitriã. O encontro está agendado para os dias 28 e 29 de setembro e irá decorrer na Universidade do Mindelo sob o lema “Aumentar o acesso à saúde”.
Além de profissionais cabo-verdianos, o evento terá a presença dos bastonários da Ordem dos Médicos dos Países da CPLP. A abertura vai acontecer, entretanto, no dia 27 no Centro Cultural do Mindelo com a conferência “Unindo inovação e acesso: Construindo um futuro mais saudável para todos”, a ser proferida pelo cardiologista Dario Dantas, o primeiro bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos.
O congresso irá decorrer sob o formato de conferências, palestras, mesas-redondas, temas livres e sessões promocionais nos dias 28 e 29 de setembro, com oradores nacionais e estrangeiros especialistas em diferentes áreas ligadas directa ou indirectamente à medicina e à saúde.
Como já é tradição, os trabalhos serão precedidos por alguns cursos, visando a atualização dos médicos cabo-verdianos em diferentes áreas de especialidade. O curso “Urgências em Pediatria” acontecerá nos dias 26 e 27, na sede da Direção Regional de Barlavento da OMC. Outras duas formações, intituladas “Abordagem Atualizada à Gestante” e “Gestão em Saúde e Liderança, serão ministradas no dia 27 na Universidade do Mindelo.
Entre os eventos paralelos ao congresso, o destaque vai para a atribuição do prémio Melhor Artigo Científico, que será concedido a um dos trabalhos publicados na Revista da Ordem dos Médicos Cabo-Verdiano, e para a apresentação do “Livro do Médico”, da autoria do médico Samuel Gonçalves.