Pub.
Pub.
AtualidadeB1

Única paciente com covid-19 em São Vicente deverá receber alta ainda hoje

A única paciente de São Vicente a testar positivo para o novo coronavírus deverá receber alta hospitalar ainda hoje. Ao que o Mindelinsite conseguiu apurar, o segundo teste realizado pelo laboratório de virologia na Praia deu resultado negativo, para alívio das autoridades de saúde na ilha. 

A informação ainda não é oficial, até porque ainda o ministério da Saúde e Segurança Social não divulgou o habitual comunicado. Mas, uma fonte do Hospital Baptista de Sousa garantiu ao Mindelinsite que foram informados, directamente da Praia, de que o segundo teste da paciente chinesa, internada desde o dia 02 de Abril, deu resultado negativo. 

Publicidade

“O segundo teste feita à paciente e deu resultado negativo, conforme informações que nos foram avançadas esta manhã pelas autoridades centrais. Este dado deverá constar do comunicado a ser divulgado hoje pelas autoridades nacionais de saúde”, garante a nossa fonte, realçando que, oficialmente, São Vicente fica sem nenhum caso. 

A mulher de 56 anos, refira-se, começou a ter sintomas a 18 de Março, após o regresso da filha que tinha estado na Alemanha. A jovem retornou à ilha de S. Vicente, onde reside com os pais, no dia 27 de Fevereiro. O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, informou na altura que ela esteve em tratamento domiciliar e acabou por ser internada por agravamento do estado de saúde. Este garantiu ainda que o casal residia em Cabo Verde há cinco anos e não tinha um histórico de viagens para fora do país, o que criou alguma especulação sobre a origem do contágio. 

Publicidade

As autoridades vieram depois admitir a hipótese de a jovem ser a fonte de infecção. Uma dúvida que ganhou mais certeza depois que detectaram a presença de anticorpos do vírus tanto no organismo da filha como no do marido. Após mais de um mês internada, a paciente chinesa deve receber alta hospitalar hoje, após a segunda análise laboratorial ter dado resultado negativo.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo