ULCV celebra 15º aniversário com conferência e exibição de filmes com ex-alunos de Ciências de Comunicação
A Universidade Lusófona de Cabo Verde celebra na próxima quarta-feira, 16 do corrente mês de novembro, o seu 15º aniversário. Para assinalar esta efeméride preparou uma série de actividades, que acontecem nos dias 14 a 16, e cuja cerimónia de abertura será realizada amanhã, segunda-feira, na sua sede em São Vicente, presidida pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente.
Criada em 2006, a Universidade Lusófona de Cabo Verde tem actualmente, para além da sua sede no Mindelo, uma Unidade Orgânica a funcionar na cidade da Praia. É uma instituição de direito privado e tem por objecto o ensino e a promoção cultural, formação profissional, confer&encias, debates e exposições, informa esta instituição de ensino superior em comunicado.
A Universidade passa neste momento por um processo de refundação e de expansão. “Um conjunto de cursos ligados a essas áreas foi submetido recentemente para acreditação à Agência Reguladora para o Ensino Superior, para o ano lectivo 2-22/2023. São formaºc|oes ligadas às novas Tecnologias de Comunicação, às Ciências Econºomicas e Sociais, bem como um curso de Pós-gradução, considerado importante no contexto actual de Cabo Verde”, enfatiza.
É assim que, volvidos 15 anos da sua criação e com vários profissionais colocados no mercado de trabalho, a direcção desta instituição preparou três dias de actividades, envolvendo professores, alunos e parceiros da universidade, com destaque para a conferência “A chegada do Grupo Lusófona a Cabo Verde – Evolução, desafios e perspectivas”, pelos professores Tito Carvalho e Carlos Alberto Delgado.
Da programação consta ainda a apresentação do novo site da ULCV, entrega de prémio ao melhor aluno no ano lectivo 2021/2022, homenagem ao docente mais antigo da instituição, exibição da curta metragem “Txutxinha” (Prémio Melhor Filme de Estudantes) e do filme Mor (Prémio Melhor Longa Metragem de Ficção) no Capeverdean Internacional Film Festival (USA 2017), ambos com participação de ex-alunos do curso de Ciências de Comunicação.
Para o terceiro dia está agendada a apresentação do Plano de Emergência da ULCV pelos alunos do curso de Gestão de Segurança do 4º Ano e do livro “Amor Cruel”, do professor João José Lopes dos Santos, ex-aluno e Coordenador do Curso Ciências da Comunicação.