Atualidade
Tendência

UCS no debate mensal na AN sobre respostas à Covid-19

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai estar esta quarta-feira no Parlamento para participar no debate mensal sobre o tema “As respostas sanitárias, económicas e sociais para o novo contexto da pandemia de Covid-19”. Este debate ocorre sobre proposta do Grupo Parlamentar do PAICV. 

Ulisses Correia e Silva promete reiterar e reforçar as medidas que visam melhorar o sistema da saúde, conter o vírus e proteger as famílias, proporcionar liquidez ao sistema financeiro, facilitando o aceso ao crédito e o cumprimento das obrigações fiscais.

“Estamos focados e determinados cada vez mais em prosseguir com sucesso o nosso trabalho”, diz o chefe do Governo, realçando que a estratégia adoptada pelo executivo foi reconhecido esta semana, em comunicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que deixou claro que em Cabo Verde “as autoridades têm sido pró-ativas no combate a pandemia através de medidas de proteção social e de política fiscal e monetária”.

De acordo com UCS, o FMI notou que as medidas adoptadas pelo Governo foram concebidas e focadas. Este aproveitou ainda para explicar que o Cadastro Social Único tem permitido apoiar as famílias mais vulneráveis. Também este, afirma, foi citado como exemplo pelo Banco Mundial, que segundo disse irá usar o modelo de Cabo Verde em outros países.

Este debate com o primeiro-ministro é o primeiro após as eleições municipais de domingo, em que o MpD manteve a maioria das câmaras municipais, baixando de 18 para 14, perdendo a liderança da autarquia da capital, enquanto o PAICV aumentou de duas para oito, face à votação de 2016. Por isso mesmo, os resultados deste pleito devem marcar as discussões, sobretudo porque é o primeiro di um ciclo eleitoral, que prevê a realização de legislativas em março e presidenciais em setembro de 2021.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo