Rotary Clube do Mindelo oferece ambulância aos bombeiros de S. Vicente: “No momento certo”
Os bombeiros municipais receberam esta manhã uma ambulância de emergência oferecida pelo Rotary Clube do Mindelo, um equipamento que, enfatiza Rodrigo Rendall, Presidente-substituto da CMSV, cai neste momento como uma “luva”. Segundo o responsável pela Câmara de S. Vicente, a ambulância vai ajudar na aplicação de medidas de combate à propagação da pandemia, pelo que resta à edilidade mindelense agradecer o gesto dos rotários.
“No momento certo estamos a presenciar a doação desta ambulância que ainda está em bom estado, pelo que vai servir a população”, faz notar o autarca. Rendall assegurou que, na sequência da confirmação do primeiro caso de contágio pelo Covid-19 em Cabo Verde, a CMSV acionou logo novas medidas, mas sem especificar quais. Adiantou, no entanto, que os vereadores voltarão a reunir-se para analisar a situação e agir com base nas indicações do Governo central e em particular das emanadas pelo Ministério da Saúde. Rendall assegurou que a autarquia está a reforçar os equipamentos de intervenção, tendo assinado ontem alguns acordos visando a aquisição imediata de determinados materiais.
Segundo Emanuel St’Aubyn, representante do Rotary Clube do Mindelo, quando a instituição soube que havia uma ambulância em Torres Vedras disponível para oferta estabeleceram logo contacto ciente de que os bombeiros de S. Vicente carecem de equipamentos de socorro à população. “A viatura não é nova, gostaríamos de poder oferecer uma ambulância nova, mas está ainda em muito estado de conservação, apesar dos seus anos de existência. O motor foi alvo de uma revisão completa e está em perfeitas condições“, garante o ex-PCA da Shell Cabo Verde, acrescentando que a ambulância vem acompanhada de um kit de primeiros-socorros.
Essa oferta, diz Emanuel St’Aubyn, enquadra-se na nobre missão dos rotários de ajudar a comunidade e aqueles que mais precisam. Este relembrou que o clude do Mindelo tem concretizado alguns projectos interessantes, como a instalação do centro de mamografia do hospital Baptista de Sousa, a recuperação da Capela de Santo André, reabilitação de escolas, oferta de materiais hospitalares, etc.
Com esta ambulância, os bombeiros de S. Vicente ficam apetrechados com duas viaturas de emergência pré-hospitalar.
KzB