Pub.
Pub.
Atualidade

Rainha Letizia Ortiz inicia hoje visita oficial a Cabo Verde com projectos da Cooperação Espanhola na agenda

A Rainha de Espanha desembarca hoje na cidade da Praia ao final da tarde para o início de uma visita de três dias, repartidos entre as ilhas de Santiago e de S. Vicente. Nesta sua primeira missão oficial a Cabo Verde, Letizia Ortiz ficará a par dos diversos projectos implementados no arquipélago pela Cooperação Espanhola, em particular os ligados às áreas da igualdade de género, redução das desigualdades e promoção da economia azul.

Amanhã parte para o interior da ilha de Santiago, mais precisamente para Pedra Badejo e Porto Mosquito, localidades onde estão em curso os projectos “Empoderamento e autonomia económica das mulheres” e o programa-piloto de desenvolvimento integral da comunidade rural de Porto Mosquito, este em parceira com as Nações Unidas.

Publicidade

No período da manhã de quarta-feira, a delegação liderada pela Rainha de Espanha tem agendado uma visita à escola secundária Regina Silva, em Santiago, para ficar a par da implementação de um projecto vocacionado para a reinserção de vítimas de violência de género.

No mesmo dia, Letizia Ortiz viaja para a cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente. No início da tarde irá efectuar uma passagem pelo Mercado de Peixe, para se apurar do andamento do projecto “Impulsionando uma cadeia integral mais inclusiva e sustentável que fomente o acesso a direitos das mulheres e jovens das localidades costeiras”. De seguida fará uma passagem pela zona de Chã d’Cricket e ficar a par da iniciativa “Segurança alimentar nas escolas e oportunidades para jovens produtores locais”. O último ponto da estadia da rainha em S. Vicente é o Centro Oceanográfico do Mindelo, onde poderá ver em exposição os projectos em curso para a área da economia azul em Cabo Verde.

Publicidade

De regresso à Capital, Letizia Ortiz será recebida no Palácio Presidencial pelas 9 horas do dia 27. Três horas mais tarde fará mais uma deslocação ao interior de Santiago, desta feita para Santa Catarina, para se inteirar de projectos de formação e empoderamento de mulheres vítimas de violência de género e/ou em situação de risco.

Presente em Cabo Verde desde 1979, a Cooperação Espanhola tem sido, conforme o Governo, um parceiro estratégico no fortalecimento do desenvolvimento socioeconómico e ambiental do arquipélago. Esta visita é encarada como um reforço do compromisso de Cabo Verde e Espanha no fortalecimento da cooperação bilateral e no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis e inclusivas para o futuro.

Publicidade

De realçar que durante toda a visita, a Rainha Letizia e toda delegação estarão trajadas com o colete vermelho da Cooperação Espanhola, um elemento que caracteriza as suas missões.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo