Pub.
Atualidade
Tendência

Profissionalização dos vereadores da CMSV aprovada com votos favoráveis do MpD e PAICV

Pub.

A proposta de profissionalização dos vereadores eleitos para Câmara Municipal de S. Vicente foi aprovada com 13 votos favoráveis do MpD e do PAICV. Oito deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática e do Movimento Independente Mais S. Vicente abstiveram-se. Já a proposta de fixação a meio tempo á Secretaria Municipal foi aprovada por unanimidade.

Os eleitos por S. Vicente reuniram-se esta sexta-feira, 15, na Academia Jotamont, na primeira sessão extraordinária da Câmara Municipal de S. Vicente para o mandato 2020/2024 com dois pontos em agenda: discussão e aprovação da proposta de profissionalização dos vereadores e discussão e aprovação das propostas de gratificação da presidente da AMSV, fixação de remuneração da Secretaria da Mesa e atribuição de senhas de presença.

Publicidade

O primeiro ponto, profissionalização dos vereadores, foi aprovado com 13 votos favoráveis, sendo 9 do MpD e 4 do PAICV. Oito deputados – 7 da UCID e 1 do MIMS – abstiveram-se. Augusto Neves passa a responder pelos pelouros de Finanças e Planeamento Estratégico, Urbanismo, Ordenamento e Gestão do Território, Protecção Civil, Fiscalização e Segurança; Silmara Sueli Silva do MpD, assume a tempo inteiro as vereações da Cultura, Desporto e Juventude, Espaços Culturais Municipais – Bibliotecas, Arquivos e Museus -, Protocolo e Comunicação Social, Modernização e TICs);

Também a tempo inteiro ficam os autarcas Rodrigo Rendall (MpD), que responde pelos pelouros de Ação Social e Desenvolvimento Local, Promoção de Habitabilidade e Equipamentos Socais, Infância e Protecção de Menores, Gestão Patrimonial e Contratação Pública; José Carlos da Luz o Ambiente, Saneamento e Abastecimento, Solos e informação Geográfica, Cadastro e Toponimia Municipais, Espaços Verdes e Jardins, Desenvolvimento Rural e Política Animal, Gestão de Cemitérios e Celeste da Paz (PAICV) – Educação, Estudos e Projetos, Formação Profissional e Igualdade de Género

Publicidade

Vão trabalhar a meio tempo os vereadores António Monteiro (UCID) – Transportes e Equipamentos, Gestão e Manutenção da Frota e Oficinas, Energias, Iluminação Pública, Inovação e Tecnologia – e Albertino Graça (PAICV) – Relações Externas, Cooperação e Comunidades, Economia Emprego e Sustentabilidade.

Ainda Anilton Andrade (UCID) – Saúde, Bem-estar e Higiene Urbana, Relação com o Munícipe e Defesa do Consumidor, Associativismo, Cidadania e Participação, Segurança Rodoviária e Actividades do Mar; Neusa Sança (UCID) – Mercados Municipais, Feiras e Actividades Lúdicas, Administração Autárquica e Gestão dos Recursos Humanos

Publicidade

Por unanimidade, ou seja com 21 votos, foi aprovada a proposta de fixação de meio tempo à secretária municipal, enquanto que a presidente da AMSV não vai receber qualquer gratificação tal como estipula o Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo