Pub.
Pub.
Atualidade

PR insiste na necessidade de procurar consensos e entendimentos em missiva dirigida ao edil A. Neves no Dia do Município de S. Vicente

O Presidente da República, em missiva dirigida ao edil da Câmara de São Vicente por ocasião do Dia do Município, 22 de janeiro, insiste na necessidade de procura de consensos e entendimentos entre os principais atores políticos, privilegiando o bem-estar e as legitimas expectativas dos cidadãos. Neves aproveita o ensejo para augurar “os maiores sucessos à edilidade e à população” desta ilha. 

No documento enviado à imprensa, o Chefe de Estado reconhece avanços no processo de desenvolvimento de São Vicente e regozija-se com os esforços empreendidos pela autarquia no sentido de melhorar a situação sócio-económica dos munícipes, principalmente das camadas mais vulneráveis. Isto porque, diz, estes demandam maior atenção, sobretudo, nestes”tempos difíceis que o país experimenta”, com as crises da pandemia da COVID-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

Publicidade

Estes avanços se fazem notar, de acordo com o Mais Alto Magistrado da Nação, “quer a nível de infraestruturas, nomeadamente empreendimentos hoteleiros, quer de condições de vida, com a retoma das atividades económicas e culturais, graças à um ‘djunta-mon’ e à valiosa contribuição da diáspora, das empresas nacionais e estrangeiras, além de medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo governo.” 

Mas lembra também os constrangimentos que persistem, tais como o desemprego, a redução de poder de compra, a precariedade da habitação, de entre outros e que preocupam as autoridades locais. Para os ultrapassar e tornar SV num município ainda mais atrativo, dinâmico e competitivo, dizque é preciso que se invista em todos os sectores chaves de desenvolvimento: na cultura, na pesca, no turismo, na formação profissional e nos desportos náuticos. Aliás, por feliz coincidência, afirma, Mindelo acolhe nesta ocasião, a 14.ª edição da “Ocean Race”, evento esse em que marcará presença, na segunda-feira.

Publicidade

José Maria Neves chama entretanto a atenção para a “necessária e insistente procura de consensos, e entendimentos entre os principais atores políticos, privilegiando o bem-comum e as legítimas expectativas dos cidadãos”, numa referência ao impasse na CMSV. Salienta, igualmente, a necessidade de a edilidade local mobilizar recursos através de cooperações e parcerias e mais investimentos “para dar continuidade ao desenvolvimento, de forma a garantir melhores condições de vida aos munícipes”. 

O Chefe de Estado termina a missiva a felicitar, “de forma calorosa, todos os munícipes de São Vicente, residentes na ilha ou em outras paragens de CaboVerde, bem como aqueles que se encontram espalhados pelo mundo, compondo a nossa imensa diáspora”. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo