PR felicita novo Papa e expressa esperança de uma visita a Cabo Verde no quadro das celebrações dos 500 anos da Igreja Católica

O Presidente da República enviou, nesta sexta-feira, uma carta de felicitações ao recém-eleito Papa Leão XIV, expressando “imensa alegria” em nome do povo cabo-verdiano pela sua eleição como o 267.º Sumo Pontífice da Igreja Católica. José Maria Neves manifestou ainda o desejo de uma visita no quadro das celebrações dos 500 anos da Igreja Católica.
Em comunicado, a Presidência da República informa que, na missiva enviada ao Vaticano, o Chefe de Estado manifestou o desejo de que o pontificado do novo Papa seja “luminoso, assente nos pilares da Paz, dos Direitos Humanos, do Diálogo e da Cooperação, mormente nestes tempos de instabilidade e imprevisibilidade em que a Humanidade vive”.
Neves aproveitou a ocasião para recordar a abertura, em janeiro de 2023, do decénio das celebrações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde e dos 30 anos da Diocese de Mindelo, expressando a esperança de que o Papa Leão XIV possa visitar Cabo Verde durante este período.
“Nesta feliz oportunidade, refiro-me à auspiciosa abertura, pela Igreja Católica, em janeiro de 2023, do decénio das celebrações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde e dos 30 da Diocese de Mindelo, na esperança de que possa visitar o meu país nesse período”, escreveu.
O PR concluiu desejando ao Santo Padre “os melhores votos no seu magistério, certo de que os laços históricos, de amizade e cooperação que unem Cabo Verde e a Santa Sé, continuarão a fortalecer-se”.