Pub.
Pub.
AtualidadeB5

Porto oferece ventilador e máscaras cirúrgicas à cidade-irmã do Mindelo

O ventilador que a Câmara do Porto se comprometeu a ceder ao Município de São Vicente, cidade de Mindelo, com a qual está geminada desde 1993, já está a caminho de Cabo Verde. A informação foi publicada no jornal online dessa edilidade portuguesa que informa ainda que, além do equipamento médico, vão ser enviadas milhares de máscaras cirúrgicas.

A cedência gratuita destes materiais, conforme esse órgão, foi aprovada por unanimidade na última reunião privada do Executivo municipal, realizada no final de maio, por videoconferência. O autarca Rui Moreira esclareceu, na altura, que “o pedido foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Mindelo”, que também é médico.

Publicidade

Os ventiladores foram adquiridos em Shenzhen, na China, graças às relações e a geminação que o Município do Porto também possui com aquela cidade e com Macau. Já estão todos em Portugal e foram entregues aos hospitais da cidade entre os meses de abril e maio. “Entretanto, a evolução da pandemia em Portugal e os donativos de fundações e empresas chinesas permitiram à autarquia entregar mais 31 ventiladores aos mesmos centros hospitalares da cidade.

Dispondo de mais algum stock, diz o jornal, a Câmara do Porto decidiu ceder um dos aparelhos ao Município de São Vicente, o que permitirá um melhor combate à doença em Cabo Verde, “mais vulnerável às oscilações dos preços dos equipamentos médicos, que têm sido inflacionados para valores, não raras vezes, impeditivos para as compras públicas”. “O problema agudiza-se fora do mercado europeu e em países e municípios com menor escala e menos ricos, com dificuldades de acesso às redes de transporte internacional“, enfatiza.

Publicidade

Segundo este órgão informativo da CM do Porto, graças ao programa de compras públicas promovidas pelo Município relativo a equipamentos de proteção e a várias doações recebidas, foi possível acumular máscaras cirúrgicas, que também serão disponibilizadas gratuitamente a S. Vicente. O valor do ventilador de alto rendimento, sublinha o jornal, ultrapassa os 5.800 euros e as máscaras cirúrgicas tiveram um custo unitário de 0,55 euros.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. É preciso acrescentar que Augusto Neves nunca teve a capacidade nem a habilidade para dinamizar esta geminação assim como nenhuma das muitas outras que S.Vicente tão bem soube ser pioneira no país.
    É preciso dizer que S.Vicente recebeu do Porto que é geminado com Shenzhen na China, mas que S.Vicente também é geminada com Shenzhen só que, Isaura Gomes detonou essa geminação logo na recepção à primeira delegação Chinesa.
    Recorde-se que não foi a câmara de Isaura mas sim, o governo de então que geminou três municípios chineses com três municípios caboverdeanos – Praia, Sal e S.Vicente (com Shenzhen).
    A partir daí, S.Vicente (Isaura e AUgusto) não mecheu uma palha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo