Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Patcha apontado como potencial candidato do PAICV à Câmara de S. Vicente

Josina Freitas e Adilson Graça são também indicados como possibilidades do PAICV no Mindelo.

O arquitecto António “Patcha” Duarte é apontado como o provável candidato do PAICV à Câmara de S. Vicente nas eleições autárquicas. O nome do presidente do grupo carnavalesco Monte Sossego ainda não foi oficialmente confirmado, mas várias fontes ligadas ao partido confidenciaram ao Mindelinsite que Patcha é uma das principais apostas colocadas na mesa.

“Durante seis meses foi encetada uma auscultação das pessoas em todas as zonas e os nomes mais sugeridos para a corrida à Câmara de S. Vicente foram Patcha, Josina Freitas e Didi (Adilson Graça, presidente da Comissão Política local do PAICV”, indica um dirigente do partido da estrela negra. A partir destes dados, diz, cabe agora à Comissão Política Regional decidir e indicar o nome à Comissão Política Nacional, que é o órgão competente para aprovar a lista dos candidatos definitivos do partido às eleições.

Publicidade

Abordado sobre a questão, Adilson da Graça Jesus, presidente da Comissão Política do PAICV em S. Vicente, negou, no entanto, confirmar se Patcha é, na verdade, o potencial candidato a destronar Augusto Neves da CMSV. “António Duarte é uma opção como qualquer outro militante do partido, mas não posso confirmar esta informação”, reagiu ao contacto do Mindelinsite. Didi, como o dirigente político é conhecido, salientou ainda que qualquer mindelense residente pode também ser uma aposta do partido desde que apresente as condições necessárias para disputar as eleições autárquicas.

Questionado se ele é, neste caso, um potencial candidato, Adilson Jesus respondeu de forma peremptória que, devido ao cargo que exerce, tem de estar sempre pronto para assumir os desafios lançados pelo partido. E ser candidato está incluído nesse pacote. “O presidente da Comissão Política é sempre uma opção do partido. Não havendo melhores candidatos, tem de estar disponível por causa do cargo que exerce”, diz.

Publicidade
Patcha e Augusto Neves poderão ser adversários políticos nas autárquicas???

Segundo esta fonte, o PAICV prometeu divulgar a lista dos candidatos oficiais aos municípios do país no mês de março. Lembra, entretanto, que a aprovação dos nomes é da responsabilidade da Comissão Política Nacional, órgão que chegou a fazer um encontro ontem e tem outro marcado para o início de março. Esta será a reunião onde, pelos dados que dispõe, serão definidos os candidatos.

No encontro de ontem, a Comissão Política Nacional não debateu o dossier autárquicas. A reunião, conforme apurou o Mindelinsite, serviu para a aprovação dos documentos para o encontro do Conselho Nacional, órgão este que tem na agenda a discussão sobre as eleições autárquicas deste ano. “O Conselho Nacional vai analisar as autárquicas, além de assuntos como o orçamento, as contas e planos de actividades”, revela a fonte antes referida, acentuando que caberá à Comissão Política Nacional a responsabilidade de definir a lista dos candidatos autárquicos, mediante indicação das comissões regionais, numa reunião agendada para início de março.

Publicidade

O Mindelinsite tentou abordar António Duarte sobre o assunto, mas até agora não foi possível. Entretanto, era sabido que Patcha vinha evitando falar desse eventual cenário durante o Carnaval para não afectar a preparação e o desempenho do grupo, que acabou por revalidar o título pela terceira vez consecutiva. Refira-se que esta não é a primeira vez que o nome de Patcha é ventilado como potencial candidato do PAICV à CMSV.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo