Atualidade
Tendência

NRP “Almirante Gago Coutinho” esperado no Porto Grande para início de missão científica com CV

O navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho deverá atracar entre 13 e 16 deste mês no Porto Grande do Mindelo para dar início a uma missão científica de cooperação entre Portugal e Cabo Verde, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto. Esta unidade naval, que vai ficar em S. Vicente até o dia 16, largou da Base Naval de Lisboa na noite de 31 de Dezembro, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, e tem prevista a sua chegada ao Porto da Praia a 01 de Fevereiro.

Na Capital, o Comandante do navio, Francisco Calisto de Almeida, vai conceder uma conferência de imprensa e entregar depois vários equipamentos militares destinados aos Fuzileiros Navais de Cabo Verde, ofertados pela Marinha Portuguesa, assim como 10.000 máscaras de proteção individual às Forças Armadas. Estas unidades foram enviadas pelo Ministério da Defesa de Portugal, no âmbito do acordo de cooperação no domínio da defesa. Está prevista ainda a entrega de outros materiais remetidos por entidades e instituições portuguesas, nomeadamente para uso em salas de aula, roupas, calçado e outros tipos de artigos.

“As missões da Iniciativa Mar Aberto visam contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do Oceano Atlântico e para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da CPLP“, explica um comunicado da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

A nota frisa que durante a missão serão desenvolvidas, entre outras, as seguintes atividades: levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico; participação no projeto “UNTIeD – Unlocking the Megatsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos; obtenção de dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projetos (projeto “MELOA – drifter WAVY Ocean” e “Global Drifter Program da NOAA”); colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos, no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”.

O “Almirante Gago Coutinho” é um navio hidro-oceanográfico, dispondo de significativa polivalência em sistemas científicos, destacando-se os sistemas sondadores multifeixe, o perfilador acústico de corrente e a capacidade de projeção de uma lancha hidrográfica, também ela capacitada com um sistema sondador multifeixe.

Comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida, possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois Aspirantes a Oficial da Escola Naval, em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores. Prevê-se ainda o embarque, durante parte da missão, de um oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo