Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

“Movimento 15.000” criado para garantir vitória da candidatura de Albertino Graça à CMSV

A candidatura do PAICV à CMSV, encabeçada por Albertino Graça, vai contar no terreno com a ajuda de um grupo intitulado “Movimento 15.000”, que foi hoje de manhã apresentado à imprensa, na cidade do Mindelo. O nome do movimento está relacionado com a quantidade de votos que, na perspectiva de Albertino Graça, o PAICV precisa para destronar Augusto Neves do Paços do Concelho e, segundo Jailza Ramos, decidiram tomar a iniciativa por acreditarem na capacidade e honestidade do reitor da Universidade do Mindelo. Trata-se, conforme essa doutoranda da UniMindelo, de um passo dado por elementos da sociedade civil mindelense, logo apartidário, que estão solidários com as dificuldades crescentes da população da ilha do Monte Cara e comprometidos com o desenvolvimento da mesma.

O movimento, explica a porta-voz, decidiu entrar no combate político por três razões fundamentais: a primeira é resgatar o orgulho e respeito por S. Vicente, a segunda porque a ilha encontra-se estagnada há décadas e a terceira porque os integrantes entendem que Albertino Graça é o “homem certo” para recuperar a tradição da vanguarda de S. Vicente e libertar a capacidade criativa dos mindeleses. 

Publicidade

“Este movimento é um apelo à abertura dos mindelenses independentemente da sua cor política, residentes em S. Vicente, nas outras ilhas e na diáspora para participarem no renascimento de S. Vicente, pois, não obstante tratar-se de uma candidatura do PAICV, esta tem à fonte dois independentes para presidir a Câmara e a Assembleia municipais”, enaltece Jailza Ramos, que descreve Titota como um político hábil e experiente, que nunca militou num partido, o que dá garantias de isenção no tratamento das questões e interesses dos cidadãos. 

Como realça o grupo, Graça tem todas as condições para seguir caminhos diferentes que o poderiam conduzir a uma enorme prosperidade financeira, mas preferiu investir num projecto – talvez o maior projecto social desenvolvido em S. Vicente por um privado – a UniMindelo, onde milhares de jovens já concluíram a sua formação superior, muitos com a ajuda do próprio. “O Eng. Albertino Graça, depois de ter feito uma candidatura à Presidência da República com muito sucesso, tendo conseguido mais de 29.000 votos, podia muito bem prescindir de outras aventuras políticas que fosse uma nova candidatura à Presidência da República”, sublinha a porta-voz do grupo, realçando que o candidato do PAICV acabou por responder ao apelo da música Súplica, do compositor Djóia, para dar o mais um contributo pelo seu berço natal.

Publicidade

Segundo informações avançadas à imprensa, o movimento já atingiu 100 membros, lançou a sua página no Facebook e o propósito é conseguir 15.000 seguidores. Para Ramos, seria bom alcançar essa meta e que esses seguidores fossem transformados em votantes da candidatura de Albertino Graça. É que, pelas suas contas, esse número é suficiente para garantir a vitória do PAICV.

Este “movimento suprapartidário” mostra-se disposto a percorrer todos os recantos de S. Vicente para pedir a cada cidadão o seu voto em Albertino Graça e Leila Barros. Relembram que o PAICV conseguiu apenas 5.000 votos nas últimas autárquicas em S. Vicente, pelo que agora o desafio proposto é nada menos triplicar esse número.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo