Os guias de turismo serão certificados com o selo bio&safe pelo ministério que tutela o sector e que lhes confere competências nos procedimentos de prevenção e controlo do novo coronavírus. Para o efeito terão de participar numa formação online de oito horas, que decorre nos dias 22 e 23 deste mês.
O propósito é apoiar esses profissionais na adopção de boas práticas no acompanhamento de turistas, reforçando assim a confiança e segurança de quem visita Cabo Verde. O curso, a ser ministrado por uma empresa especializada, vai abranger aproximadamente 475 guias de turismo em todo território nacional e conta com financiamento do Banco Mundial, resultante de uma parceria entre o Ministério do Turismo e Transportes e a Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE).
Para aqueles que não dispõem de condições para participar na formação online serão disponibilizadas salas de formação nos Centros de Emprego e Formação Profissional (CEFP) e na Escola de Hotelaria e Turismo, que terão, conforme assegura o MT, todas as condições logísticas e sanitárias de prevenção à Covid-19.