Atualidade

Mindelo vai voltar a receber missões do Centro Comum de Vistos, segundo o ministro João Cravinho

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal anunciou ontem que a cidade do Mindelo vai voltar a receber missões consulares do Centro Comum de Vistos. Segundo o governante luso, a população de S. Vicente e da vizinha ilha de Santo Antão poderão passar a tratar os seus pedidos de visto no Mindelo, aproveitando as visitas de equipas consulares, sem precisarem deslocar-se à cidade da Praia.

A notícia, que foi avançada pelo jornal Expressodasilhas, diz que João Gomes Cravinho evitou, no entanto, estabelecer data para o reinício dessas operações. Admitiu, porém, que a falta de serviços consulares na chamada ilha do Porto Grande é um problema real, que se agravou com a pandemia.

Sobre a questão do atraso na emissão de vistos para estudantes cabo-verdianos, João Gomes Cravinho assegurou que a situação será analisada, conforme o Expressodasilhas. “Em relação aos vistos para os estudantes há uma lentidão que tem que ser resolvida no processamento. Estamos a trabalhar para isso. Há todo um trabalho aqui a fazer, não vai ser amanhã que se vai ver a diferença. Conto que nos próximos meses se veja a diferença; conto que no próximo ano lectivo a situação esteja bastante melhor do que no último”, afirma.

João Gomes Cravinho está de visita oficial a Cabo Verde e, conforme o seu homólogo cabo-verdiano Rui Figueiredo Soares, este encontro visa dar continuidade aos compromissos estabelecidos na VI Cimeira Bilateral, realizada em março na cidade da Praia.

“Nesta visita, que acontece num contexto ainda conturbado, marcado não só pela pandemia, mas também pela guerra na Ucrânia, vamos fazer o ponto de situação e traçar aquilo que for necessário para que, apesar dos tempos conturbados que estamos a viver, consigamos reforçar ainda mais os laços com este parceiro especial”, frisa Figueiredo Soares, que visitou o Centro de Diálise, no Hospital Baptista de Sousa, infra-estrutura co-financiada pela cooperação portuguesa, acompanhado do seu homólogo luso.

C/ Expressodasilhas.cv

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo