Pub.
Pub.
Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa condecora cinco personalidades no Mindelo

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que está hoje no Mindelo para celebrar o Dia de Portugal com a comunidade lusa residente nesta cidade, vai aproveitar para condecorar cinco personalidades umbilicalmente ligados a São Vicente. Mas esta é apenas uma das actividades constantes do programa da visita à esta ilha, que contempla ainda desfiles com militares dos dos países, a inauguração da “Kasa d´Artista, Turismo e Cultura e um programa desportivo.

Vão ser condecorados Luís Morazzo, a título póstumo, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Morazzo, que foi Coronel das Forças Armadas em Portugal, nasceu em São Vicente, em 1927. Engenheiro de formação, destacou na formação, ensino e desenvolvimento das profissões ligadas à electrónica e telecomunicações em Portugal, no início dos anos 50.

Publicidade

Também a título póstumo, José Baptista de Sousa, que dá nome ao hospital de São Vicente, será contemplado com a Ordem do Mérito. Cidadão de nacionalidade portuguesa, foi um cirurgião do exército, com posto de coronel, e marcou a sociedade cabo-verdiana e sãovicentina em particular.

Ao padre Custódio Ferreira de Campos será atribuído a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Pe Campos é o cidadão portugueses que mais décadas reside em Cabo Verde, sendo estimado sobretudo por seu trabalho de assistências aos desfavorecidos. Serão ainda condecorados o Prémio Camões, Germano Almeida, e fundador do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português e do Festival Mindelact, João Branco.

Publicidade

No Mindelo, Marcelo visitará a exposição de Arte Contemporânea Africana “Akuaba” no Palácio do Povo, desloca-se de seguida a pé até à Praça Dom Luís, onde assistirá a actuação da Banda Municipal. O programa prevê, de seguida, um almoço na fragata portuguesa “Álvares Cabral” com autoridades locais. Haverá ainda actividades desportivas com crianças e jovens, acompanhados pelo jogador da selecção portuguesa Eliseu Santos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Devia condecorar a Dona Rosária Vasconcelos,pela dedicação posta nos anos em que deu o melhor de si a S.Vicente.
    Todos sentimos a sua falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo