Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Mar d’ Canal espera cerca de duas horas para atracar no Terminal de Cabotagem em SV: Armador responsabiliza Enapor e CV Interilhas

O armador e Presidente do Conselho de Administração da Naviera Armas, proprietária do ferry boat Mar d’ Canal, está revoltado com a falta de autoridade no terminal de passageiros do Mindelo para cumprir a lei da ordem e disciplina na gestão do cais. Por causa disso, diz Vlademir “Vlu” Ferreira, ontem, novamente, o ferry Mar d’ Canal ficou cerca de duas horas à deriva cheio de passageiros, enquanto Chiquinho BL permanecia atracado na rampa sem qualquer operação.

Vlú Ferreira socorre-se do despacho do Ministro do Mar, Abraão Vicente, sobre as  prioridades de atracação e os horários de operações na linha regular Mindelo-Porto Novo e diz que ontem à noite, mais uma vez no espaço de dez dias, o Mar d’ Canal foi impedido de atracar. “O Mar d’ Canal esteve 1h52 à deriva cheio de passageiros, enquanto o Chiquinho BL permanecia atracado na rampa sem qualquer operação, não cedendo a rampa ao nosso ferry de linha regular, acabado de chegar no porto”.

Publicidade

A situação é ainda mais caricata porquanto, de acordo com este armador, o navio Interilhas estava atracado na segunda rampa e também não cedeu espaço. “A gestora do Terminal de Cabotagem tem-se mostrado incompetente na resolução destas questões no sentido de fazer cumprir a Lei de Exploração Portuária no capítulo das prioridades de atracação de navios e na gestão dos cais. Também não faz cumprir o despacho do MM que fixa os horários de operações dos navios na linha regular Mindelo-Porto Novo”, acusa o PCA da Naviera Armas.

Segundo Vlú, é notória a falta de autoridade, nomeadamente da Capitania e da Polícia Marítima em fazer os capitães da CV Interilhas cumprir os horários de operações e saídas dos navios na rota Mindelo-Porto Novo, conforme os despachos do Ministro do Mar e a Lei da Prioridade de Atracação. “É evidente que para que as autoridades marítimas intervenham para fazer cumprir a lei e a ordem é necessário que sejam chamadas pela gestora do Terminal nos casos de abuso e incumprimento dos capitais da CV Interilhas, o que parece que não vem acontecendo”, enfatiza. 

Publicidade

Nestes casos, diz o empresário, a Enapor prevê uma multa e eventual prisão e multa aos capitães prevaricadores pelas Autoridades Marítimas. Mas, diz, nada disso vem acontecendo no terminal, mostrando uma total falta de autoridade, ordem e disciplina. E isso mesmo diante das reclamações dos passageiros, que são obrigados a permanecer horas a bordo do Mar d’ Canal. 

Em jeito de exemplo, Vlú informa que ontem Mar d’ Canal chegou ao terminal de passageiros do Porto Grande às 17h55, mas a Enapor e os capitães da CV Interilhas só lhe cederam o cais para atracar às 19h47. Ou seja, 1h52 minutos depois de ter chegado. “Isto é escandaloso e prova uma total falta de autoridade portuária, indisciplina e abuso dos capitães da CV Interilhas, sem a necessária intervenção da Polícia Marítima e da Capitania. Este porto nunca foi assim”, denuncia. 

Publicidade

Face a esta situação, que ocorre repetidamente, o PCA da Naviera Armas decidiu levar o assunto ao conhecimento do Governo para devidos efeitos. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo