AtualidadeH1

Mais um caso positivo de Covid-19 no Sal

O Ministério da Saúde e da Segurança Social comunicou há momentos a detecção de mais um caso de Covid-19 no Sal, mas sem especificar se terá alguma ligação com a mulher grávida evacuada para S. Vicente e que foi o primeiro positivo oficial na ilha. Em reacção à RCV, Cláudia Silva, directora do hospital Ramiro Figueira, explica que se trata de um indivíduo que apresentava dificuldades respiratórias e que acabou por testar positivo para o coronavírus. A médica adiantou à rádio pública que os contactos desse novo paciente já estão a ser abordados pelo gabinete de crise.

Entretanto, a RCV adiantou também que a grávida, 31 anos, foi submetida a uma cesariana ontem à noite no Hospital Baptista de Sousa e deu a luz uma criança do sexo masculino. Tanto a mãe como o filho estão bem de saúde, conforme o Delegado de Saúde de S. Vicente disse a esse órgão de comunicação social. Elísio Silva adiantou que estão neste momento 279 pessoas de quarentena em S. Vicente, sendo 130 pessoas referentes à paciente evacuada do Sal.

Hoje, o MS anunciou mais 21 novos casos de infecção pelo Covid-19 na cidade da Praia. Do leque de amostras analisadas referentes a esse concelho, 74 resultaram negativas, sendo 20 de controlo de doentes em seguimento.

Da Cidade Velha, todos os três testes efectuados deram resultado negativo para o novo coronavírus, a mesma coisa acontecendo com o Concelho do Tarrafal de Santiago, que teve também três amostras examinadas.

Consoante o comunicado do Ministério da Saúde, foram realizados quinze exames de controlo de doentes em seguimento no Concelho da Praia, cujos resultados se mantiveram positivos, pelo que os doentes continuarão em isolamento.

Com a actualização dos dados, Cabo Verde passa a contabilizar 458 casos
acumulados de Covid-19 desde o início da epidemia. Os doentes com infeção activa, diz o MS, permanecem em isolamento e com evolução favorável, com excepção de um paciente que ainda está em estado crítico.

Os testes rápidos para detecção de anticorpos continuam a ser realizados na cidade da Praia e são gratuitos. As equipas estão disponíveis nos diversos bairros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O Delegado de Saúde de Sao Vicente está fazendo um excelente trabalho. Cabe as autoridades de saúde das outras ilhas seguirem o protocolo. Ontem poderia ter evitado que os passageiro s e tripulantes de um navio, fossem confinados num dos Hoteos do Mindelo , se o navio nao tivesse permitido a viagem de pessoas a partir do Sal. Os passageiros de Sao Nicolau acabaram por pagar o pato,ppis onavio fez escala nesta ilha antes de seguir para SV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar