Pub.
AtualidadeCOVID-19
Tendência

Mais 77 casos de Covid-19 em cinco ilhas: Oito testes da Boa Vista com resultados negativos

Pub.

Os resultados das amostras da Boa Vista para Covid-19 continuam a sair à conta-gota e, até agora, sempre com resultados negativos. O boletim epidemiológico de hoje indica que foram feitos mais oito testes PCR, que não detectaram a presença do novo coronavírus, mas, conforme revelou ontem o noticiário da TCV, a Delegacia de Saúde fez cerca de 150 colheitas por causa do surgimento de quatro novos infectados na ilha, recebeu o resultado de parte, mas ainda cerca de de 90 amostras estavam à espera de serem examinadas pelo laboratório de virologia da Praia.

Esta demora estará a provocar ansiedade no seio da população, que teme uma segunda vaga da Covid-19 na ilha das dunas, depois de um bom tempo de acalmia. Este receio provocou uma corrida aos testes rápidos tanto da parte dos contactos dos quatro casos como também de pessoas curiosas em saber o seu estado de saúde. Conforme a Delegada de Saúde Liliane Hungria disse à estação televisiva, ontem estavam cerca de 90 amostras pendentes, entre as quais as referentes a funcionários da empresa Águas e Energia da Boa Vista e do Gabinete Técnico da Câmara Municipal, mas espera obter os resultados das mesmas no decurso desta semana.

Publicidade

Entretanto, o boletim enviado hoje à comunicação social das análises realizadas no dia 1 de Setembro dá conta que foram encontrados mais 77 casos de Covid-19 nas ilhas de Santiago, S. Vicente, Santo Antão, Sal e S. Nicolau, num total de 398 resultados laboratoriais de amostras que chegam a atingir seis dias de espera. A maior parte das infecções foi descoberta na cidade da Praia, com 60 positivos em 187 amostras recebidas nos dias 24, 25, 26, 27, 28 de Agosto e 1 de Setembro. Os outros concelhos de Santiago onde foram encontrados novos contaminados são a Ribeira Grande (1), Santa Catarina (3), Santa Cruz (1), São Lourenço dos Órgãos (1) e São Domingos (1).

De um leque de 33 amostras foi encontrado 1 caso positivo em S. Vicente, enquanto na ilha de S. Nicolau surgiram dois casos e outros cinco no Sal. Já os testes do Fogo, Boa Vista e Brava deram resultados negativos.

Publicidade

Deste modo, o número de acumulados passou para 4.125 casos, estando o país neste momento com um total de 580 doentes internados. Os dados remetidos hoje indicam também que 42 pacientes receberam alta hospitalar – sendo 28 da Praia, 2 de Santa Catarina, 1 do Tarrafal, 5 da Ribeira Grande de Santiago, 1 de S. Filipe e 5 do Sal – e que o número global de recuperados já chegou aos 3.502 pacientes. No entanto, Cabo Verde já regista 41 óbitos desde que o vírus foi detectado no país.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo