Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Liceu Ludgero Lima recebe obras de reabilitação, após anos de deteriorização

O Liceu Ludgero Lima, em São Vicente, está a receber obras de reabilitação e de manutenção, após anos de deterioração, muitas vezes espelhadas em fotografias partilhadas nas redes sociais em jeito de lamento. O arranque das obras foi testemunhado pelo Ministro da Educação, Amadeu Cruz, que se encontrava de visita à esta ilha, no quadro da preparação do novo ano letivo 2023/2024.

Orçada em cerca de nove mil contos, a 1ª fase da reabilitação do LLL prevê a remoção dos reboques velhos, a correção das fissuras e infiltração, pintura interna e externa de todo o edifício, manutenção de portas e caixilhos interiores. Na 2ª fase estão previstas obras de intervenção para melhoria da drenagem das águas pluviais, bem como a melhoria da rede de esgoto e do pátio desportivo.

Publicidade

Ao Mindelinsite, o director deste emblemático estabelecimento de ensino secundário explicou que a montagem dos andaimes para inicio das obras começou no dia 21 deste mês e, as obras propriamente ditas, a meio da semana. “Não sei exatamente qual é o prazo de execução. Mas, em principio, no inicio do ano lectivo as obras desta primeira fase devem estar concluídas. É o ideal, agora não sabemos ao certo, tendo em conta que podem surgir imprevisto que implicam o arrastar do prazo”, diz Isidoro Costa.

Não obstante as intervenções prevista na primeira e segunda fase desta reabilitação e manutenção, o director garante que uma das preocupações é com o arquivo da escola. “Temos ainda muitas outras áreas que estão ainda a serem pensadas, designadamente ligadas a expansão, reconfiguração do espaço, particularmente do bloco administrativo deste liceu”, sublinha Isidoro Costa, para quem esta infraestrutura estava em processo de deterioração há muito tempo. “Esta deterioração vêm de há muitos anos. Também há muitos anos aguardávamos por esta intervenção. Mas o importante é que já iniciaram e espero agora que possamos dar continuidade a actualização deste nosso liceu”

Publicidade

De referir que o ministro da Educação, Amadeu Cruz, testemunhou o inicio da reabilitação do Liceu Ludgero Lima. Na sequência, visitou ainda as escolas básicas de Salamansa e de São Pedro, assim como as obras de manutenção da Escola Secundária José Augusto Pinto, nomeadamente da biblioteca, e de reabilitação da Escola Básica de Ribeirinha. Nesta última, está-se a aumentar a segurança e o conforto dos alunos com a reconstrução do murro de proteção, uma reivindicação antiga. 

“Estão a decorrer obras de reabilitação e manutenção das infraestruturas educativas em todo o território, com o objetivo de ter o parque escolar cada vez mais qualificado para acolher os alunos, professores e demais funcionários num ambiente favorável para o desenvolvimento das atividades educativas”, justifica Amadeu Cruz, numa publicação no facebook da tutela.

Publicidade

 O Ministério da Educação, refira-se, mobilizou o montante de 120 mil contos para garantir a reabilitação, ampliação e manutenção das escolas, no quadro da preparação do ano letivo 2023-2024.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo