AtualidadeCOVID-19
Tendência

Legislativas: INSP pede aos partidos para imporem uso de máscara e evitarem abraços e apertos de mão

O Institudo Nacional de Saúde Pública lançou hoje um apelo aos partidos, candidatos e à sociedade civil para respeitarem as medidas de prevenção contra a Covid-19, no dia em que começa oficialmente a campanha para as Legislativas em Cabo Verde. Neste sentido, o INSP reforça que devem impor o uso obrigatório de máscara em todas as actividades, manter distanciamento, criar condições para a lavagem e desinfeção das mãos e evitar beijos, abraços e apertos de mão.

O referido instituto lembra que a pandemia da Covid-19 tem sido um dos maiores desafios enfrentados por Cabo Verde nos últimos anos – devido as suas implicações nos sectores da saúde, economia, cultura, educação, turismo, transportes… Desde março de 2020, prossegue, que as autoridades e a sociedade cabo-verdiana têm levado a cabo um intenso combate para minimizar o impacto da pandemia no sistema nacional de saúde, uma luta norteada essencialmente pela adopção de medidas de prevenção. Deste modo, pede a todos os que estiverem envolvidos na campanha para terem o devido cuidado e evitar um novo aumento dos casos de Covid-19.

Aliás, os gráficos indicam que o número de contaminados voltou a disparar em várias ilhas, em particular em Santiago, S. Vicente e Sal. Um crescimento que coincide com as actividades de pré-campanha desenvolvida pelos partidos, que têm estado a publicar imagens de aglomeração de apoiantes nos seus eventos. Resta saber qual será o impacto deste “aviso” do INSP nesta campanha.

Os dados da CNE revelam que as eleições vão envolver 597 concorrentes a deputados, sendo 307 homens e 290 mulheres. A Comissão Nacional de Eleições adianta que estão previstas 1.491 mesas de voto: 1.245 em Cabo Verde e 246 nos países de emigração.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo