Pub.
AtualidadeCOVID-19
Tendência

INSP passa a publicar boletim quinzenal sobre Covid-19

Pub.

O INSP vai passar a lançar um boletim quinzenal sobre a evolução da Covid-19 em Cabo Verde e no mundo. O número zero saiu no dia 6 de Novembro, para coincidir com a reunião online dos ministros de Saúde da CPLP e que decorreu sob o lema “Covid-19: construção de uma resiliência comunitária”.

Com a publicação do “Boletim Covid-19 Cabo Verde”, o INSP pretende activar o Centro Nacional de Operações em Saude Publica, conforme deliberação do Comitê Multissectorial da Instancia Nacional de Coordenação, no encontro realizado a 29 de Outubro.

Publicidade

A primeira edição atem-se ao quadro epidemiológico registado a 28 de Outubro, dia em que, a nível mundial, estavam registados mais de 44 milhões de casos de Covid-19 acumulados, quase 30 milhões de recuperados e 1 milhão 169 mil obitos. Conforme a publicacao, os cinco países mais afectados continuavam a ser os Estados Unidos da America (8.790.206), India (7.990.322), Brasil (5.439.641), Rússia (1.553.028) e França (1.244.398), sendo na altura o pais com mais infectados na Europa.

Na África, a África do Sul era o pais com mais pessoas contaminadas (717.851), enquanto a Nigéria liderava a região da CEDEAO, com 62.224 casos acumulados.

Publicidade

A situação em Cabo Verde nessa data indicava que o pais ja tinha 8.548 casos acumulados, 7.701 recuperados e 94 óbitos. O jornal informa ainda que desde 12 de Outubro que Cabo Verde registava infeções em todas as ilhas e que tinham sido detectados 515 casos novos de 21 a 28 desse mês, na sua maioria no concelho da Praia (225), seguido de S. Filipe (86) e Paul com 42 contaminados novos.

Até 28 de Outubro, o pais registou 94 mortes, 67 por cento dos quais com vitimas em idade superior aos 65 anos. O sexo masculino representava 57,4% do total dos óbitos. 

Publicidade

O boletim traz ainda uma relação das medidas tomadas pelo Governo e outras instituições no intuito de combater a doença, nomeadamente o boletim que aprova um conjunto de medidas excepcionais para o ano lectivo a adoptar pelas escolas, a determinação do uso obrigatório de mascaras faciais em todos os espaços públicos e vias e o que suspende as aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino onde foram constituídas assembleias de voto para as eleições autárquicas, para efeito de higienização.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo