Pub.
Pub.
Atualidade

ICIEG lança campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”

O Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género lança esta quarta-feira, 21, uma campanha intitulada “Adolescência primeiro, gravidez depois”, em parceria com três agências das Nações Unidas: Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), Fundos das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e para a População (UNFPA).

Com esta campanha, o ICIEG pretende sensibilizar os adolescentes, país, escolas e toda a sociedade sobre os riscos de uma gravidez na adolescência. “Pretende ainda disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez na adolescência, promover a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, conduzindo a saúde e o bem-estar”, enumera a presidente Rosana Almeida.

Publicidade

A expectativa do instituto com esta campanha é ainda de aumentar a consciência da sociedade no domínio da responsabilidade parental e da saúde sexual e reprodutiva e tem como beneficiários directos jovens meninas a nível nacional e alunas das escolas públicas de Cabo Verde.

A apresentação desta campanha acontece no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional e conta com a presença da presidente do Parlamento Infantil, Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento, da Primeira Dama e do Chefe do Escritório das Agências do PNUD/UNFPA e da Unicef.

Publicidade

Em Cabo Verde, o índice de fecundidade é de 2,5 filhos por mulheres, muito inferior aos 7,1 em 1981. A idade média no primeiro nascimento das mulheres de 25-49 anos é de 20,7 anos, o intervalo entre os nascimentos é de cerca de cinco anos. Relativamente a fecundidade de adolescentes, cerca de 2 em cada 10 jovens já iniciaram suas vidas reprodutivas, sendo que destes 12% já são mães e 4% estão grávidas do primeiro filho.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo