Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Eurico Monteiro confirma: Três funcionários com Covid-19 e iniciada a testagem de todos os colaboradores da Embaixada

Um surto de Covid-19 está a afectar, neste momento, os serviços consulares da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa. A informação chegada ao nosso jornal foi confirmada pelo próprio Embaixador Eurico Monteiro, contactado telefonicamente em Lisboa. Segundo Monteiro, três funcionários acusaram positivo ao teste da Covido-19, mas assegurou que a instituição já tomou as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias e políticas tanto cabo-verdianas como portuguesas

Eurico Monteiro justificou o surgimento deste surto com o facto de, no seu entendimento, existir um serviço consular de atendimento público e diário com uma movimentação intensa de utentes.

Publicidade

O Embaixador adianta que, apesar de todas as medidas de prevenção adoptadas até esta dada pela Direcção-Geral da Saúde, e dos esforços diários para se cumprir as recomendações com mais rigor, há sempre o risco de ocorrer alguma infecção. “E na verdade verificamos agora que três funcionários acusaram o teste positivo e também pessoal com algum sintoma”, confirma Eurico Monteiro. Segundo esta fonte, as pessoas que deram resultados positivos encontram-se a cumprir quarentena, em conformidade com as recomendações da DGS. Acrescentou que todos os contactos próximos dos três funcionários positivos já receberam indicação para contactarem imediatamente o serviço de saúde 24.

“Por precaução, os funcionários de atendimento presencial do consulado, também, vão realizar testes esta quinta e sexta-feira”, sublinhou o Embaixador, que anunciou ainda que está agendada para sexta-feira à tarde a limpeza e desinfeção de todas as instalações da Embaixada.

Publicidade

Eurico Monteiro enalteceu ainda que, tal como todos os outros serviços públicos portugueses, os serviços consulares da Embaixada de Cabo Verde vão passar a fazer atendimentos online e telefónico. Os atendimentos presenciais, assegurou, serão apenas para situações urgentes e mediante marcação prévia. 

Os serviços online que a secção consular da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa disponibiliza são os de Identificação (passaporte, cartão nacional de identificação, livrete de família), Estudante, Visto, Transporte (carta de condução, certificado de autenticidade), Notariedade (procurações, escrituras públicas, autenticações, apostila) e Emigrante (declarações e certificados, regresso definitivo, estatuto do investidor).

Publicidade

Segundo Monteiro, são medidas que adoptaram mediante a contingência e disse esperar a evolução dos próximos dias para ver se as mantêm em vigor ou se adopta outras mais ou menos restritivas. Tudo isso vai depender da avaliação que se fizer do estado sanitário não só da Embaixada, mas também em Portugal.

Eurico Monteiro destacou, por outro lado, as consequências gravosas desta pandemia junto da comunidade cabo-verdiana e que estão ligadas à problemática do (des)emprego. Este quadro, no seu entender, tem maior peso em sectores e serviços onde a situação da Covid-19 surtiu mais impacto como a restauração, hotelaria, transportes, construção civil…

O diplomata cabo-verdiano apelou aos cabo-verdianos, em Portugal, a um “maior rigor” na observância das recomendações das autoridades sanitárias. “Estamos a verificar nos últimos tempos, e eventualmente por ocasião da época natalícia e do ano novo, sobretudo por parte dos jovens, um grande relaxamento e não cumprimento das normas sanitárias”, contesta Monteiro. O referido Embaixador de Cabo Verde qualificou a situação que se vive hoje em Portugal de “enorme gravidade” face à taxa de propagação da doença, da mortalidade, do stress nos serviços públicos, dos esforços exigidos… Para ele, são indicadores que mostram que só um comportamento responsável e com observância rigorosa de todas as recomendações é que se pode começar a achatar a curva e até reverter a tendência crescente. 

Monteiro endereçou uma mensagem de esperança à comunidade emigrada tendo em conta o iniciado processo de vacinação em Portugal. O diplomata alerta que será preciso que todos estejam preparados porque durante este semestre o quadro vai continuar a ser de grandes dificuldades. “Importa nesta fase redobrar os cuidados e observar com muito mais rigor, com muito mais firmeza, as recomendações sanitárias” recomendou Eurico Monteiro.

Refira-se que Portugal é, há já alguns dias, o pior país do Mundo em termos de mortos por milhão de habitantes provocados pela Covid-19.

João do Rosário

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo