Pub.
Pub.
AtualidadeB5

Emigrantes na Suécia ajudam Cabo Verde a comprar testes laboratoriais para Covid-19

A Cônsul Filomena Von Zeipel deverá remeter amanhã para o Governo de Cabo Verde um cheque no valor aproximado de 60 mil coroas suecas para ajudar na compra de testes para detecção do coronavírus Covid-19. O valor foi angariado através de uma campanha lançada por um grupo de cabo-verdianos residentes na Suécia, liderada por essa diplomata, com o objectivo de recolher 170 mil coroas, dinheiro suficiente para a aquisição de 2000 kits de testes laboratoriais. 

O dinheiro conseguido até agora fica longe do estimado, mas Filomena Von Zeipel já publicou uma carta nas redes sociais a agradecer as pessoas que fizeram donativos. Para ela, a campanha trilhou um “bom caminho” pelo que reconhece o valor de todas as contribuições feitas. Nesse post, a Cônsul de Cabo Verde na Suécia informa que a campanha termina hoje à meia-noite e amanhã irá depositar toda a soma arrecada na conta Cabo Verde – Covid19 Donativo.

Publicidade

Segundo Zé Martins, um dos emigrantes que ajudou na iniciativa, o grupo optou por enviar o dinheiro ao Estado de Cabo Verde devido as dificuldades existentes neste momento na compra desses materiais e no transporte internacional. Deste modo, diz, será mais fácil dar o uso devido ao montante através dos canais próprios criados pelo Executivo.

“Devo dizer que estou satisfeito com a forma como Cabo Verde está a gerir a pandemia. Vê-se essa eficácia no número de pessoas infectadas no país, que é bastante reduzido quando comparado com outras paragens”, frisa Martins, lembrando que a Suécia já tem mais de 6.000 pessoas infectadas, mas o país continua a sua vida quotidiana normal, com escolas, bares, ginásios e restaurantes abertos. Como diz, cada país tem a sua forma de analisar e abordar o problema, mas ele, por precaução, decidiu ficar em casa com a família.

Publicidade

Kim-Zé Brito

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo