Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Emanuel Barbosa eleito presidente da direção do Grupo Parlamentar do MpD

O deputado Emanuel Barbosa foi eleito, esta terça-feira, 20 de outubro, presidente da Direção do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), sucedendo a uma fase de reorganização da bancada parlamentar, após a demissão de Luís Carlos Silva na sequência da escolha de Paulo Veiga pelo voto dos militantes para a presidência do partido.

A nova direção integra Celso Ribeiro, Sandra Galina, Liver Gomes e Ivone Cardoso como vice-presidentes e assume o compromisso de reforçar a coesão interna e se posicionar como uma “oposição responsável, dialogante e propositiva”.

Publicidade

O comunicado do Grupo Parlamentar do MpD informa que a aposta em Emanuel Barbosa visa valorizar a experiência e a qualificação dos deputados, consolidando a fiscalização da ação governativa e a apresentação de propostas para o desenvolvimento do país. A nova direção parlamentar deverá ainda optar por uma atuação parlamentar assente no diálogo, na proximidade e na escuta permanente dos cidadãos, com o objetivo de transformar as preocupações dos cabo-verdianos em propostas concretas.

Anterior líder parlamentar e Secretário-geral do MpD, Luís Carlos Silva, recorde-se, anunciou a sua demissão durante a XIV Convenção Nacional do partido, realizada de 9 a 11 de outubro, na Assembleia Nacional. A decisão surgiu num contexto de revisão dos estatutos dessa força política e de reorganização das suas estruturas dirigentes. O então líder parlamentar justificou a saída com a intenção de facilitar o trabalho da nova liderança e evitar o prolongamento das divergências internas. A convenção elegeu Paulo Veiga como presidente do MpD e aprovou alterações estatutárias destinadas a reforçar a participação dos militantes e a modernizar o funcionamento interno do partido.

Publicidade

Ronice Fortes (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo