Pub.
Pub.
Atualidade

Dia Mundial dos Oceanos: Paulo Veiga participa em palestra e entrega equipamentos aos pescadores de Santiago

O Ministro do Mar participa hoje numa palestra tripartida intitulada “A problemática da protecção dos Oceanos” e, mais tarde, encontra-se com os pescadores de algumas localidades, no quadro das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos. O lema escolhido este ano para celebrar esta importante efeméride é “O Oceano, vida e subsistência” e Paulo Veiga deixou claro, em declarações à imprensa que, apesar dos tempos difíceis que se vivencia por causa da pandemia da Covid-19, Cabo Verde terá de conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos.

A palestra é promovida pelo IMar, conta com o envolvimento da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e da Biosfera I e decorre no Centro Oceanográfico do Mindelo, com intervenção do ministro do Mar, Paulo Veiga, via Zoom. Mas antes de participar nesta conversa, o governante definiu o tom ao afirmar, em entrevista à Inforpress, que Cabo Verde deverá, mesmo passando por tempos difíceis, conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Publicidade

“Os indicadores mostram que, em tempos de crise como a que estamos a vivenciar com a covid-19, nas economias dependentes do mar como a pesca artesanal, os transportes marítimos, o comércio internacional, entre outras, a perda de empregos foi sempre menor que a economia em geral”, afirmou o ministro, realçando ainda que, para além da sustentabilidade, por ser um dos países que mais sofre com a poluição dos mares, o país deve criar estratégias de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas.

Deixou ainda patente a necessidade de se fazer a gestão adequada de áreas marinhas protegidas, reduzindo os impactos locais e globais, criando condições básicas para uma gestão eficaz do espaço oceânico, através de uma eficiente monitorização dos ambientes marinhos. De referir que, estas declarações, ocorrem dias antes da Ong Biosfera cessar as suas actividades na Reserva Integral de Ilhéu Raso, alegadamente em conflito com os pescadores de mergulho, sem que ainda a tutela tenha se pronunciado.

Publicidade

Ainda hoje, no período de tarde, o governante encontra-se com pescadores de algumas comunidades de Santiago no caís do Porto da Praia. Serão entregues arcas frigoríficas, malas térmicas, kits de mergulho, kits de segurança, motores e outros equipamentos considerados essenciais para as actividades da pesca e comercialização de pescado.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo