Atualidade

CS de C. Alecrim faz despiste da Diabetes a 159 pessoas e 80 consultas de cancro da Próstata, no âmbito de “novembro azul”

As actividades programadas pelo Centro de Saúde de Chã de Alecrim no âmbito de “novembro azul” permitiram a realização de 159 testes de despiste da Diabetes em adultos e crianças e cerca de 80 consultas de cancro de próstata. Segundo a enfermeira Maria Pires, das pessoas que se sujeitaram ao teste da Diabetes, 19 foram consideradas em risco de desenvolverem a doença, pelo que passarão a ser seguidas. Já no tocante ao cancro da Próstata, os resultados demoram mais tempo a serem apurados pelo que ainda não sabe dizer se foram encontrados casos suspeitos.

“Devido a divulgação do nosso programa pela comunicação social, muitos homens mostraram interesse em fazer o exame da próstata. As consultas foram programadas para cada quarta-feira do mês de novembro e ficaram esgotadas logo na segunda semana”, informa a referida técnica de saúde, que se mostra satisfeita com o balanço das ações realizadas pelo centro de saúde de Chã de Alecrim, enquadradas no Dia Mundial de Luta contra a Diabetes – celebrado a 14 de novembro -e contra o Cancro da Próstata, assinalado no dia 17 deste mês.

O programa deste ano contemplou uma palestra sobre o Cancro da Próstata e despiste da Diabetes e Hipertensão direcionada aos funcionários da empresa de segurança Silmac e um torneio de futsal no polivalente de Chã de Alecrim com jogadores veteranos, uma faixa etária vulnerável ao referido cancro.

As actividades terminam no dia 3 com mais uma palestra sobre o cancer da Próstata para os militares do Comando da 1. Região Militar. Culminado “novembro azul”, o Centro de Saúde de Chã de Alecrim vai focar a sua atenção no dia mundial de combate ao HIV/Sida, que se assinala a 1 de dezembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo