Mindelo Rua Angola

Covid-19: S. Vicente tem, em quarentena, 18 pessoas chegadas de outras ilhas

São Vicente tem 18 pessoas em quarentena, a grande maioria proveniente das outras ilhas. Mas há também alguns suspeitos, no caso doentes que procuraram as estruturas hospitalares e que estão a espera de resultados. Esta informação foi hoje avançada à imprensa pelo Director Nacional de Saúde, Artur Correia, no balanço do 50.º dia da identificação do primeiro caso no país.

Num dia em que não era possível apresentar dados novos devido à manutenção dos equipamentos do laboratório de virologia, que deverá estar concluída amanhã, Correia optou por falar da evolução da pandemia em Cabo Verde nas últimas cinco semanas. “A tendência é estacionária”, frisou, para justificar que foi posto um travão a livre circulação do vírus, graças às medidas implementadas, ao estado de emergência, à colaboração das pessoas e ao trabalho de todos os agentes no terreno.

Cabo Verde no contexto internacional

Circunstâncias que permitiram ao DNS comparar Cabo Verde com vários outros países em relação a taxa de ataque da Covid-19 desde os primeiros casos: Portugal em 2.7 por mil, Espanha 6, Ilhas Canárias 1, China 0.8, EUA 4.7, Itália 3.8, Senegal 0.2 e Cabo Verde 0.6 por mil, com o concelho da Praia a marcar 1.5 e a ilha da Boa Vista 2.8. Estes números situam o nosso país no contexto de vários países relatados a nível internacional.

No caso concreto da ilha da B. Vista, de acordo com Correia, na semana epidemiológica de 13 a 19 de abril foram confirmados 48 casos, depois começou a reduzir e há quatro semanas a ilha não regista nenhum novo positivo. No concelho da Praia neste momento caracteriza a epidemia em Cabo Verde, mas já mostra uma tendência de estancamento, indica o DNS. A nível global, refira-se, Cabo Verde notificou 328 casos, sem contar os de ontem em que o laboratório não funcionou, 85 recuperados e três óbitos.

Quarentena

Em relação ao número médio de pessoas em quarentena, ao longo das semanas vários entre 300 a 510 indivíduos, reflexo do trabalho de investigação epidemiológica em torno dos casos positivos. Já foram realizados um total de 2.714 testes PCR desde a confirmados do primeiro caso e 1.688 testes rápidos para detectar anticorpos. A grande maioria foram feitas no concelho da Praia com 1098 testes e Boa Vista com 500.

Neste momento estão internadas 238 pessoas, das quais 233 na cidade da Praia. Desde sete casos estão em isolamento no Hospital Agostinho Neto, sendo que pelo menos dois inspiram cuidados, isto é, estão em oxigenoterapia. Os restantes assintomáticos ou com sintomas ligeiros foram colocados na Escola de Hotelaria, na Cruz Vermelho e no Estádio Nacional.  

Já em quarentena estão 417 pessoas, reflexo desta dinâmica de investigação a partir dos casos diágnosticados. Estas pessoas estão distribuídas pelos diferentes concelhos, com a Praia a liderar com 249, seguido de Santa Cruz com 75, São Lourenço dos Órgãos 10, Tarrafal 9 e São Domingos 18. São Vicente tem 18 pessoas em quarentena devido à chegada de pessoas de outras ilhas e alguns casos suspeitos que estão a espera de resultados. 

 4,659 total views,  2 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

One Response

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *