A ilha de S. Vicente acusou mais cinco casos positivos de Covid-19 num lote de 72 amostras laboratoriais, conforme denuncia o ministério da Saúde no boletim epidemiológico das análises feitas ontem. Deste modo, a chamada ilha do Porto Grande passa a ter um acumulado de 36 infectados desde o início da pandemia. E, como referiu hoje o Delegado de Saúde, estão neste momento 17 pacientes em seguimento no Centro de Estágio e no hospital Baptista de Sousa devido ao registo nos últimos dias de algumas infecções.
Além disso, a ilha vizinha de Santo Antão registou mais um infectado no concelho da Ribeira Grande, num conjunto de oito amostras. Já os 10 testes referentes a Porto Novo e outros dois do concelho do Paul deram todos resultados negativos, de acordo com o comunicado enviado há momentos à nossa redacção.
Os dados indicam que foram realizados 365 testes laboratoriais que permitiram a descoberta de mais 42 indivíduos contaminados em Cabo Verde. As amostras são na sua maioria da cidade da Praia, que registou mais 28 positivos em 80 testes. Já o concelho de Santa Catarina teve mais um infectado, houve mais dois casos em S. Domingos e mais outro em Santa Cruz. Nos restantes concelhos da ilha de Santiago não foram descobertos mais infectados nas amostras examinadas ontem.
No entanto foram encontradas mais três pessoas com o novo coronavírus no organismo em 69 amostras do concelho de Mosteiros, na ilha do Fogo. Já em São Filipe, os 45 testes resultaram todos negativos. Frisa-se ainda que surgiu mais um caso na Ribeira Brava, na ilha de S. Nicolau.
Informa o ministério da Saúde que 61 pacientes receberam alta: 44 na Praia, 2 em Santa Catarina, 2 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em S. Miguel, 3 em S. Filipe, 8 nos Mosteiros e 1 no Sal.
Cabo Verde passa a contabilizar 4.400 casos de Covid-19 acumulados, 505 ativos, 3.851 recuperados e 42 óbitos.