Pub.
Pub.
AtualidadeB5Escolha do Editor

Covid-19: Cabo Verde regista primeira cura e encomenda mais ventiladores

Cabo Verde registou a primeira cura de um paciente infectado com o coronavírus Covid-19. Trata-se de um funcionário da Polícia Judiciária, um homem de 43 anos chegado da Europa, cujo teste deu positivo na cidade da Praia no passado dia 25 de Março. Segundo o ministro Arlindo do Rosário, o doente concluiu o tratamento e está agora livre do vírus. No entanto, como deixou perceber o Director Nacional da Saúde, essa pessoa permanecia ainda internada no hospital Agostinho Neto, juntamente com a esposa, que continua contaminada, e duas crianças, que estão isoladas e aguardam novos resultados laboratoriais para se saber se contraíram o coronavírus.

Na conferência de imprensa diária, o ministro da Saúde confirmou que os testes a oito suspeitos da Boa Vista deram resultado negativo e que 106 das 107 pessoas confinadas no hotel Riu Palace saíram do regime de quarentena. Antes de irem para as respectivas casas tiveram de assinar um termo de responsabilidade, no qual se comprometem a respeitar a quarentena domiciliar pelo período de 14 dias. “Estas pessoas, não estando infectadas, podem contrair o vírus”, relembra Arlindo do Rosário, que confirmou estar em curso negociações com a China e Cuba para envio de especialistas para ajudar Cabo Verde a combater a propagação do Covid-19. Os termos do acordo com Cuba devem ser discutidos ainda hoje.

Publicidade

Isto quando as autoridades sanitárias nacionais estão a programar um encontro com a Organização Mundial da Saúde e um especialista cabo-verdiano, com a possível presença de jornalistas, para analisarem os cenários possíveis de evolução da epidemia no arquipélago. Segundo o ministro Arlindo do Rosário a apresentação vai fazer previsões, mas é certo que o número de infectados não vai diminuir por enquanto.

As estruturas de saúde, segundo o ministro, dispõem neste momento de 50 ventiladores, número que pode aumentar para 120 antes do final do mês de Abril. Conforme ainda o governante, a quantidade de leitos disponível nas unidades sanitárias e estruturas privadas é também satisfatória.

Publicidade

KzB

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo