Pub.
Pub.
AtualidadeH1

Covid-19: Autoridades sanitárias aguardam ainda resultados das amostras dos casos suspeitos da Boa Vista, Praia e S. Vicente

O número de casos suspeitos e de infectados com o Covid-19 em Cabo Verde manteve-se inalterado hoje, pelo sexto dia consecutivo, mas isso deve-se ao facto de as autoridades sanitárias ainda não terem recebido os resultados das amostras das pessoas sob observação na Boa Vista (7), Cidade da Praia (1) e em S. Vicente (1). No balanço diário de hoje, Jorge Barreto, director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, relatou que as análises estavam a ser processadas e que os resultados das mesmas podem ser conhecidos hoje ou mais provavelmente amanhã. Assim sendo, esse médico realçou que o número de pessoas contagiadas com o novo coronavírus continua a ser seis, sendo quatro na Boa Vista – com um óbito – e duas na cidade da Praia e há ainda nove casos suspeitos.

A demora na chegada das amostras, segundo Barreto, está relacionada com os condicionamentos nas viagens inter-ilhas impostas pelo Estado de Emergência, mas deixou claro que as autoridades sanitárias têm toda a urgência em conhecer esses dados para poderem saber a amplitude do problema e tomar as medidas adequadas. O certo é que, diz Jorge Barreto, todos os indivíduos que tiveram contacto com as duas pessoas infectadas na cidade da Praia foram submetidos a rastreio e os resultados foram negativos. Por outro lado, os suspeitos retidos nos hotéis na Boa Vista e no Sal continuam a cumprir a quarentena obrigatória e podem sair daqui a uma semana, se não apresentarem sintomas típicos da Covid-19. Algumas das pessoas que estavam a ser seguidas nas suas residências já estão, entretanto, livres da quarentena.

Publicidade

No entanto, a grande preocupação é se pode haver gente infectada e assintomática a circular sem que as autoridades saibam. A pergunta é se haverá a necessidade de as pessoas suspeitas e que ainda não apresentaram sinais da doença serem submetidas a novos testes. Em relação a esse aspecto, Jorge Barreto realça que, se as pessoas continuarem assintomáticas após o período de incubação do vírus, não deverão ser submetidas a novo exame laboratorial. “Se estiverem assintomáticas, à partida não haverá a necessidade de mais outro teste. As condições estão a ser avaliadas com as informações recebidas e as evidências científicas, mas neste momento as pessoas assintomáticas não representam um perigo de transmissão tal como aquelas com sintomas, ou seja, com a doença em actividade”, compara o médico, que substituiu hoje o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, na conferência de imprensa diária.

Ontem, Artur Correia referiu que na cidade da Praia estavam em quarentena domiciliar um total de 127 pessoas e 224 nos hotéis. Isto significa, afirmou, que centenas de pessoas estão livres de infecção por coronavírus. No Sal, 96 pessoas estavam a ser acompanhadas em casa e 70 nos hotéis, enquanto que em São Vicente havia 12 pessoas em quarentena domiciliar e um suspeito em isolamento hospitalar. Hoje foi impossível saber a actualização desses dados.

Publicidade

KzB

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo