Pub.
AtualidadeCOVID-19
Tendência

Coronavírus já contaminou 1.923 jovens em Cabo Verde

Pub.

A camada juvenil tem sido o principal alvo do novo coronavírus em Cabo Verde. Conforme o site oficial Covid-19.cv, já foram contabilizados 1.923 infectados na faixa etária dos 20 aos 30 anos de idade. Logo a seguir segue o grupo dos 30-40 anos com 1.561 casos detectados a nível oficial. Verifica-se ainda uma prevalência considerável da infecção entre os adolescentes, dos 10 aos 20 anos de idade, com 904 casos diagnosticados no país.

A linha do gráfico mostra uma subida tímida dos casos entre 19 de março – data em que foi diagnosticado o primeiro infectado na ilha da Boa Vista – e 14 de Abril, com o registo de apenas 11 positivos. No entanto, no dia seguinte registou-se um aumento considerável para 58 pessoas contaminadas. A partir deste ponto, o número de casos sofreu aumentos quase que constantes até a data de hoje. No dia primeiro de maio, Cabo Verde já tinha 122 positivos, um mês depois eram 458, dois meses mais tarde atingiu 1.269 indivíduos. O número de acumulados chegou aos 2.483 no dia 1 de Agosto, saltando para 3.970 no arranque de Setembro.

Publicidade

Outubro começou com as estatísticas apontando para um total de 6.126 pessoas afectadas pelo vírus. Os dados disponibilizados até 11 deste mês revelam que Cabo Verde tem neste momento 7.072 casos acumulados, tendo registado nesse dia o recorde de 159 novas infecoes.

O vírus tem atacado sobretudo as mulheres, que representam 52 por cento dos casos detectados até o momento. Os dados oficiais indicam que dois cubanos, 18 guineenses e 1 angolano constam do leque de pessoas que contraíram o vírus em Cabo Verde.

Publicidade

Apesar do elevado número de infectados, 5.981 pacientes receberam alta médica. No entanto, já foram registados 75 óbitos e o país tem neste momento 1.014 doentes activos.

O gráfico estatístico revela que a maior parte dos casos concentra-se na ilha de Santiago, que já tem 5.789 acumulados. Com 690 casos, Sal é a segunda ilha com mais diagnosticados. Frisa-se que até o momento o vírus não chegou a Brava, considerada a ilha mais isolada do país.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo