Atualidade
Tendência

CMSV deve começar hoje despiste geral por suspeita de casos de Covid-19 entre trabalhadores

Pelo menos três trabalhadores da Câmara Municipal de S. Vicente estarão contaminados com o vírus da Covid-19: um dos serviços administrativos e dois da oficina. Segundo o vereador Rodrigo Rendall, esses funcionários estão em casa, mas ainda aguardam o resultado dos exames PCR, que podem ou não confirmar as suspeitas dos testes rápidos. Conforme esta fonte, essas pessoas estão bem de saúde.

“Houve esses casos detectados em testes rápidos, mas acionamos logo mecanismos de combate a proliferação do vírus em concertação com a Delegacia de Saúde. Vamos avançar com mais testes, que devem começar ainda hoje. É natural que os testes venham a revelar novos casos, assim como acontece noutros espaços”, frisa o vereador, adiantando que todos os passos estão a ser concertados com a Delegacia de Saúde, nomeadamente a desinfeção e o despiste geral dos funcionários da autarquia.

Para Rodrigo Rendall, o surgimento desses casos nada terá a ver com a campanha eleitoral, embora, saliente, não disponha de dados científicos para corroborar a sua opinião. Ao mesmo tempo este diz que era previsível o aumento de infeções em S. Vicente, visto que o vírus tem um poder enorme de contaminação. “As pessoas tendem a não se cuidar. Repare que há aqueles que criticam o uso geral de máscaras. Dizem que isso retira as suas liberdades, mas esquecem que, se negarem usar este material, podem ser abordados pelas autoridades”, salienta Rodrigo Rendall, lembrando que em países como o Japão, Singapura e Coreia do Sul a infeção foi mais facilmente contida porque as pessoas cumpriram as indicações das autoridades de saúde.

Por sugestão de Rendall tentamos contactar o vereador José Carlos, do pelouro da Proteção Civil, para obter dados ainda mais concretos. Mas tal foi impossível.  

Pub.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo