Cabo Verde regista segundo óbito de Covid-19 com morte de idosa na Praia
Cabo Verde passou a contabilizar duas mortes de covid-19 com a notícia do falecimento hoje de uma idosa na cidade da Praia. A vítima, que tinha mais de 90 anos, padecia de outras doenças e fazia parte de mais dois casos de contaminação detectados hoje no concelho da Praia, o outro envolvendo um jovem.
Com esta morte, eleva-se para 1.6 por cento a taxa de letalidade do coronavírus no país a nível geral. Quando a análise envolve pessoas com idades acima dos 60 anos, esse valor sobre para 33 por cento, devido ao falecimento da primeira vítima, um turista inglês de 62 anos.
A cidade da Praia continua a concentrar a maior parte dos casos de infecção, estando neste momento 60 pessoas internadas. Em sentido contrário, a ilha da Boa Vista registou uma queda significativa de doentes, com a alta de 14 pacientes, após resultados negativos das análises de controlo. Permanecem internados na ilha das dunas 38 doentes.
A maioria dos infectados (76%) continua assintomática, enquanto a restante apresenta sintomas leves a moderados. Estas pessoas encontram-se em locais separados, apesar de todas estarem contaminadas com o vírus.
Só para informar a população em geral que a vítima a que se refere a peça residia na Achada Santo António, na rua frente Calú & Angela. Ela estava há 4 dias com a doença. A família toda acabou por ser retirada do local pelas autoridades sanitárias e houve desinfeção da rua.
“Não confie em nenhuma estatística que você não tenha falsificado” Principalmente esse ditado é atribuído a Sr. Sir Winston Churchill.
Embora matematicamente correta, a declaração sobre a taxa de mortalidade é irrelevante, desde que não haja uma quantidade representativa de testes. Isso se aplica em todo o mundo, mas especialmente em Cabo Verde com muito poucos testes. Até que um número avaliável de resultados dos testes esteja disponível, a única pista (ainda muito vaga) é o número de mortes em comparação com a população, ou seja, para Cabo Verde de 0,0004 por cento.
Infelizmente, toda pessoa que morre com esse vírus é uma vítima demais.
Meus pensamentos e orações estão com a família das vítimas