Atualidade

Cabo Verde recebe visita do Ministro da Saúde da Gâmbia 

Cabo Verde recebe a partir da tarde desta quinta-feira e durante três dias a visita do Ministro da Saúde da Gâmbia. Ahmadou Lamin Samateh vem discutir e conhecer a experiência nacional em matéria de estratégias de eliminação do paludismo e inteirar-se da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, considerada um caso de sucesso em África.

A visita tem o objetivo conhecer a experiência nacional em matéria de estratégias de eliminação do paludismo já que Cabo Verde se encontra em processo de eliminação da doença com avanços reconhecidos internacionalmente. Está há quatro anos sem registar casos autóctones da doença. 

Samateh quer ainda inteirar da experiência relacionada com a campanha de vacinação contra a COVID 19 que também posiciona Cabo Verde em África como um caso de sucesso. “Um outro objetivo preconizado é entender como funciona o sistema de segurança social de Cabo Verde”, informa o M. Da Saúde, realçando que, para o efeito, a comitiva do Ministro da Saúde da Gambia é constituída pelo Diretor de Serviços de Saúde, Gestor do Programa de Malária e Gestor do Programa para EPI. 

Do Programa consta, para além de encontros com o homólogo de Cabo Verde, visitas as estruturas de saúde de Santiago e instituições como o Instituto Nacional de Previdência Social, INPHARMA e EMPROFAC. Ainda, deslocações ao Centro de Saúde de Achada St António para conhecer a experiência de vacinação contra a covid19 e o Hospital Dr. Agostinho Neto, nomeadamente os serviços de dialise, maternidade, cuidados intensivos, de entre outros. 

No dia 06 de agosto, sábado, a Comitiva deslocará a Santiago Norte onde visita o Hospital Dr. Santa Rita Vieira e o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo