Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo Verde recebe 1.455 toneladas de arroz do Japão

Cabo Verde vai receber na próxima segunda-feira, 16, do governo japonês um total de 1.455 toneladas de arroz referente ao ano fiscal de 2021, para dar resposta aos desafios da segurança alimentar no arquipélago. O donativo ronda os 195 mil contos. 

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional informa que, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre os dois países chegou, no dia 8 de janeiro, no Porto da Praia um carregamento de 1.455 toneladas de arroz, cujo valor ronda os 195 mil contos.

Publicidade

 A descarga ocorreu entre os dias 8 e 11 deste mês. “O donativo inclui duas variedades de arroz, sendo o branco e polido, grãos curtos de origem japonesa e arroz branco e polido, grãos longos de origem Tailandesa”, indica, realçando que esta ajuda alimentar responde aos desafios da segurança alimentar. 

A ajuda alimentar japonesa vem respondendo aos desafios do país, relativamente a questão da Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais no mercado Cabo-verdiano, minimizando os riscos previsíveis para o bem-estar da população”, lê-se.

Publicidade

Segundo a tutela, com o valor do arroz, a ser comercializado pelas empresas vencedoras do concurso de alienação deste produto em todo o território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para financiar projetos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar e disponibilidade de água, com impacto na melhoria das condições de vida dos cidadãos.

A cerimónia de entrega desta ajuda terá lugar num armazém da Importex em Achada Grande, Santiago. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo